Segue a Dica – Dia Internacional da Música

Karol Costa

A música é a arte que está presente na vida desde as primeiras batidas do coração. Ela desperta os sentimentos mais profundos dos seres humanos, proporcionando alegrias e até tristezas. Por essa razão, o Segue a Dica da vez é mais que especial. Em comemoração ao Dia Internacional da Música, que acontece em 1º de outubro, convidamos dois estagiários de cada núcleo do LACOS para indicar uma música de seu artista capixaba favorito. Vamos lá?

Mas primeiro, você sabe como esta data comemorativa surgiu? Pois bem, em 1975, o International Music Council, uma organização não governamental fundada com o apoio da UNESCO, instituiu o dia 1º de outubro como o Dia Internacional da Música com o objetivo de levá-la a todos os setores da sociedade, promovendo, assim, a paz e a amizade.

Agora que já sabemos um pouco de história, vamos para as dicas?

Núcleo de Audiovisual

Capa do álbum Spacedrift (Imagem: Divulgação/Vk Mac)

A primeira dica do Núcleo de Audiovisual do LACOS é do estagiário Guilherme Santiago. A música Vento, do trapper capixaba Vk Mac com participação de Dudu, é uma das músicas que ele mais gosta do artista. Guilherme destaca que o beat e o flow da música encaixam perfeitamente, além da estética do videoclipe ser uma das preferidas dele. Guilherme acrescenta ainda que ambos os artistas representam a cultura dos bairros São Pedro e Santo Antônio, localizado em Vitória.

Assista ao vídeoclipe da música Vento.

Capa do single Faraó (Imagem: Divulgação/Jefinho Faraó)

Agora é a vez do nosso estagiário Luca Misse que foi além. Ao invés de indicar uma música, optou pelo programa Na Garagem da TV FAESA. O cantor capixaba escolhido por ele foi o funkeiro Jefinho Faraó. Luca o considera um grande artista, com muito talento e uma história inspiradora. Para ele, o intérprete da música Faraó quebra preconceitos na cultura capixaba, mostrando o quão bom o nosso funk pode ser, além de provar que, mesmo com o ritmo vindo da periferia, ele representa muitas pessoas sem distinções.

Confira o episódio do Na Garagem.

Núcleo de Jornalismo

Capa do álbum Rogério (Imagem: Divulgação/Supercombo)

Chegou a vez do Núcleo de Jornalismo. Breno Rocio afirma ouvir somente a banda capixaba de rock alternativo Supercombo (risos!). A música favorita é Grão de Areia, que fala sobre a nossa insignificância diante do universo. Para Breno, Supercombo agrega muita visibilidade para a cultura capixaba, pois a banda é vista com certo sucesso no cenário nacional, além de mostrar a riqueza de talentos que os músicos do Estado possuem.

Ouça Grão de Areia.

Capa do álbum Eu Quero é Botar Meu Bloco Na Rua (Imagem: Divulgação/Sérgio Sampaio)

Victor Sartório foi poético ao falar que o artista capixaba com quem ele mais se identifica e tem uma grande relação sentimental é o conterrâneo Sérgio Sampaio. A composição do cantor sempre fascinou Victor, que se confunde pensando se o fascínio pelo artista é pela genialidade ou apenas pela proximidade. Ambos são de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado.

Victor acrescenta que não consegue escolher uma única música do cantor, todas o comovem, mas optou por Não Tenha Medo Não! (Rua Moreira, 65). O endereço entre parênteses era o local onde Sérgio morava, perto, inclusive, do famoso “Bar do Auzilio”, imortalizado em outra canção do mesmo álbum Eu Quero é Botar Meu Bloco Na Rua, de 1973, título da obra de maior sucesso do artista.

Ouça Não Tenha Medo Não! (Rua Moreira, 65) e Eu Quero é Botar Meu Bloco Na Rua.

O cantor tem uma história pela cidade e seu legado permanece vivo, no que sempre ouvi crescendo lá. Desde os saudosistas que se reuniam no antigo “Café Mourad’s”, no centro da cidade, até mesmo meus pais, da geração do Sampaio, todos têm algo a dizer sobre o Sérgio. “Aquele cabeludo esquisito da rua Moreira”, falava minha mãe. “Gostava de arrumar encrenca”, meu pai acusava. De qualquer forma, me identifico também com o estilo musical, debochado como todo bom tropicalista da época, sensível e “maldito”, como a mídia gosta de o rotular

Victor Sartório

Núcleo de Publicidade

Capa do single Perfume (Imagem: Divulgação/Eniefe)

E para finalizar esse Segue a Dica com chave de ouro, temos o núcleo mais animado do LACOS, começando pelo estagiário Gabriel Taveira, que escolheu o trapper capixaba Eniefe para nos indicar. O artista, que está em inicío de carreira e tem muito potencial pela frente, é um grande amigo de Gabriel, que pode ver de perto a evolução do cantor desde o começo. Ele finaliza dizendo que precisamos apoiá-lo e que vale a pena conferir todas as músicas (e vale mesmo, viu!).

Ouça Perfume.

Capa do single Movimento das Águas (Imagem: Divulgação/Vic)

Por fim, temos a estagiária Jordana Duarte que nos agraciou com a indicação da música Movimento das Águas da cantora capixaba Vic (Victória Caillaux de Castro é aluna do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA). Jordana conta que a canção transmite paz, felicidade e alegria, sentimentos que, segundo a estagiária, a artista agrega no dia a dia dos ouvintes e também na cultura capixaba.

Ouça Movimento das Águas.

Edição: Karol Costa

Imagem Destaque: Freepik

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s