Dia Internacional da Mulher: a luta por respeito e igualdade

Kamily Rodrigues

Na semana do Dia Internacional da Mulher (08 de março), muito se fala sobre respeito, igualdade e a importância da mulher na sociedade. Contudo, surge também o questionamento sobre qual é o motivo de apenas no dia da mulher, todas essas questões serem levantadas.

Diariamente, mulheres têm direitos desrespeitados, posicionamentos invalidados, são silenciadas, violentadas e sofrem com julgamentos, preconceitos e padrões de beleza. A estudante de química Dalila Barbosa, 19 anos, afirma que o preconceito e o machismo estiveram presentes na vida dela desde a infância. Mulher negra, ela conta que sofreu com o preconceito dentro da própria família.

Ainda criança, ela notava como o primo da mesma idade era melhor tratado e recebia mais carinho por ser homem e branco. “Ele sempre ganhava carinho e atenção. Eu era pequena e não entendia o motivo”, destaca.

A bandeira da luta das mulheres por igualdade e respeito cada vez mais é levantada na sociedade (Foto: Freepik)

Em meio a esse cenário, Dalila faz questão de enfatizar o quanto ser a primeira mulher negra a ingressar em uma faculdade foi importante. “A minha maior conquista foi conseguir ser a primeira mulher negra da minha família a entrar numa faculdade”, ressaltou.

Mãe aos 20 anos, Katieli Almeida relata o quanto teve que lidar com julgamentos disfarçados de comentários sobre a perda da juventude e as mudanças no corpo devido a gravidez, além da pressão imposta a ela sobre como deve criar o filho.

Algumas vezes tive que ouvir comentários maldosos sobre como meu corpo ficou depois que ganhei filho e como que a minha vida parou. Foram diversas cobranças de como uma mãe deve criar seu filho

Katieli Almeida

É evidente que o Dia da Mulher é de suma importância, tendo em vista que representa todas as conquistas e lutas vivenciadas. Mas por que não adotarmos o posicionamento que temos apenas por um dia durante toda a vida?

Edição: Kamily Rodrigues

Foto destaque: Freepik

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s