Piauí – As belezas e os encantos da cidade de Teresina

Caciane Sousa

Uma das capitais do Nordeste com menor extensão de litoral,  Teresina, localizada no Estado do Piauí, é uma viagem que vale a pena, tanto pelo encanto das belezas naturais quanto pelo conhecimento da cultura e tradição do povo.

A capital do Piauí começou a ser povoada no século XVII com Domingos Jorge Velho e um grupo de Bandeirantes. Uma curiosidade marcante é que Teresina foi a primeira cidade do Brasil construída em traçados geométricos, com as casas em linhas paralelas simetricamente dispostas. Todas partindo do Rio Paraíba rumo ao Rio Poti.

Caso o visitante não tenha tempo disponível para ficar alguns dias na cidade, é possível conhecer um pouco da história da cidade indo até o Mirante da Ponte Estaiada,  que possui  95 metros de altura  e oferece uma visão  de 360 graus da capital. Na ponte é possível ainda consultar os principais pontos turísticos por meio de uma linha do tempo disponível no interior da construção.

Outro passeio que vale ser feito é uma visita ao Parque Encontro dos Rios. Localizado no bairro do Poti Velho, o Parque presenteia os visitantes com o espetáculo de junção das águas do Rio Negro e Solimões. No local há um restaurante flutuante e, também, venda de artesanato local e comidas típicas do Piauí. Lá pode-se degustar: sarapatel, Maria Isabel (uma mistura de feijão, arroz e legumes), paçoca de carne seca e a legítima Cajuína Piauiense (bebida feita à base da água de caju).

Conhecer Teresina é um passeio histórico e cultural que leva o visitante a compreender as raízes e o contexto em que vive  um povo alegre e valente que é o piauiense.

Confira abaixo as imagens da cidade de Teresina

Obs: A aluna e autora do texto esteve em Teresina para conhecer a família, pois nasceu na cidade e há 30 anos não voltava para a região. Ela fez as imagens e o texto para o FaesaDgital e, assim, mostrar os encantos da cidade.

Imagem do Destaque: Vista do Mirante da Ponte Estaiada em Teresina (foto: Caciane Sousa)

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s