A influência das redes no surgimento de novos autores

Sofia Galois

Devido à grande visibilidade permitida pelas redes sociais, jovens autores estão cada vez mais confiantes na publicação de obras independentes. Pouco a pouco, as plataformas tornaram-se mais do que apenas entretenimento, consolidando muitas carreiras e criando espaço para a construção de sonhos. Escritores passaram a enxergar o mundo digital como uma oportunidade de estabilidade e crescimento. 

Autora Queren Ane possui 3 livros publicados (Foto: Arquivo pessoal)

A autora carioca de livros como “Esse Tal de Amor”, “Corajosas” e “Meu Coração é Seu”, Queren Ane, fez uma análise a respeito do impacto dessas plataformas na carreira de escritora. Queren trabalha ativamente nas redes sociais, sendo adepta ao movimento de empreendedorismo literário digital. A escritora relata que é uma forma rápida de encontrar pessoas e fazer conexões, mas requer uma intencionalidade no planejamento e organização de conteúdo. 

As redes sociais são certamente um suporte para a carreira. Queren Ane comentou sobre os benefícios de estar logada em uma rede social trouxeram para a vida profissional, destacando que não esperava uma repercussão tão grande. Para ela, as plataformas digitais transformaram a própria jornada como autora. “O meu público-alvo é juvenil. É justamente essa galera que passa muito tempo em redes como Instagram e Tiktok”, analisou a autora. 

Rozzeana atua como professora de literatura em diversas escolas (Foto: Arquivo Pessoal)

A respeito desse fenomeno, a professora de literatura Rosseana Mezzadri fez uma observação. Rosseana comenta que o mercado depende da propagação do produto. As redes sociais, hoje, são a principal forma de se propagar e influenciar pessoas a respeito de novos autores, novas sagas, livros nacionais e internacionais que estão sendo lançados. Ao estudar as principais plataformas digitais, é possível perceber uma promoção de diversos materiais de leitura, principalmente buscando visibilidade para novos escritores e livros do exterior ou de diferentes lugares do Brasil. 

Aplicativo Wattpad faz sucesso entre jovens com publicações online gratuitas (Foto: elgrupoinformatico.com)

A jovem estudante de letras e aspirante a escritora Layla Guimarães frequentemente se utiliza das redes sociais para publicar histórias online. Aplicativos como Wattpad e o próprio Twitter são famosos por abrigar diversas obras escritas por adolescentes, como fanfics, contos e sagas independentes. “O alcance que as redes podem gerar é surreal. Existem muitos escritores nas plataformas como BookTwitter, BookTok e Bookgram”, observou. A facilidade para compartilhar as próprias histórias é um grande fator no estímulo ao surgimento de novos autores e um auxílio na busca pela consolidação de um sonho.

Edição: Sofia Galois

Imagem em destaque: Reprodução Web

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s