Os encantos mitológicos da saga Percy Jackson

Sofia Galois

Pensando no que fazer durante o tempo livre? Exercitar a leitura é sempre uma boa ideia. Por isso, a recomendação de hoje é ideal para o fim de semana com um cobertor e muita mitologia. 

A adaptação para filme não agradou aos fãs da saga por ser diferente dos livros (Foto: Divulgação)

É certo que as aventuras do semideus mais carismático do universo literário fizeram parte da juventude de muitas pessoas. A saga de 5 livros de Percy Jackson e o Olimpiano foi lançada pela primeira vez em 2005 e rapidamente conquistou o coração do público, rendendo adaptações para o cinema e o teatro. Percy Jackson é considerado um clássico da literatura juvenil, porém há uma grande quantidade de pessoas que não se aventuraram pelo universo mitológico ou conhecem apenas as cenas retratadas nos filmes e peças.

Qualquer fã da saga protestaria a favor das páginas escritas pelo caloroso Rick Riordan, as quais possuem um encanto próprio. Percy Jackson possui uma escrita leve, no entanto, dinâmica e fluída, cheia de sarcasmos, plot twists e ação, fruto do trabalho celebrado de Riordan. Por ser uma leitura rápida, garante um ótimo passa tempo para o fim de semana. A recomendação dessa semana é o primeiro livro da saga, Percy Jackson e o ladrão de Raios, todavia, é preciso fazer um alerta: o leitor definitivamente será tentado a finalizar as outras obras. 

O trio de amigos protagonistas da saga Percy Jackson, Percy, Grover e Annabeth (Foto: Reprodução Web)

Percy Jackson e o Ladrão de Raios conta a história de um menino de 12 anos que nunca se encaixou entre as outras crianças (Sim, apenas 12 anos! Aí está a necessidade de se desfrutar da leitura e não apenas dos filmes). Percy é um garoto problemático e rebelde, com um humor perigosamente sarcástico. Não possui muitos amigos devido a dificuldades de adaptação, além de ser diagnosticado com dislexia e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Expulso de diversas escolas, tudo começa a fazer sentido quando, depois de uma série de incidentes, Percy descobre ser filho do deus Poseidon. Quando menos espera, Percy é o principal suspeito de ter roubado o raio do poderoso Zeus, mesmo sem saber do que se trata.

Agora exposto, a vida dele corre perigo e Percy é obrigado a procurar abrigo no Acampamento Meio-Sangue, lar de muitos outros semideuses. As aventuras de Percy estavam apenas começando, assim como o sofrimento. Junto com o sátiro protetor Grover e a esperta Annabeth, filha de Atena, o semideus embarcaria em uma jornada para encontrar o verdadeiro culpado. Uma jornada forte demais para um trio de pré-adolescentes, com muitas perdas e confusões, mas que os ensinaria diversas lições sobre a vida. 

O ator Walker Scobell tem apenas 13 anos e estreiou recentemente ao lado de Ryan Reynolds no filme “Projeto Adam” (foto: Getty Images)

Percy Jackson é um livro para todas as idades e ainda muito adorado por todos. Recentemente, as notícias da mais nova adaptação da saga, a série da Disney+ roterizada pelo próprio Rick Riordan, causaram um alvoroço nas redes sociais. Após muitos meses de espera, os espectadores finalmente tiveram um vislumbre do progresso da obra com a divulgação do protagonista.

O ator Walker Scobell, que conquistou o público com a atuação fenomenal no mais novo filme da Netflix “Projeto Adam”, foi escalado para interpretar o papel de Percy Jackson. O menino prodígio foi altamente elogiado pelo autor da saga, sendo descrito como impressionantemente talentoso. A repercussão foi tão grande que Walker Scobell ganhou 35 mil novos seguidores no Instagram no mesmo dia. Riordan ainda confidenciou que o roteiro para os 4 primeiros episódios da série já estão prontos, porém não há previsão de estreia. 

Enquanto isso, o melhor a se fazer é ler ou reler os livros da saga para poder desfrutar da série ao máximo. Assim, o convite está estendido a todos que desejarem escapar da realidade por um momento, prontos para vivenciar cenários de fantasia, tragédia, romance, comédia e muita ação enquanto exploram o universo mitológico de Percy Jackson. 

Edição: Sofia Galois

Imagem em destaque: Arte feita pelo Núcleo de Publicidade/Bruna Firmes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s