Opinião – Liberdade de Imprensa : o que temos a comemorar?

Caciane Sousa

Hoje, dia 03 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Nessa data celebramos o direito de todos profissionais da mídia em investigar e publicar de forma livre informações para construção de uma sociedade mais consciente.

03 de Maio : origem da data

O dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) por meio da decisão A/DEC/48/432 de 1993. A data foi criada para alertar e conscientizar sobre as impunidades cometidas contra a classe jornalística. A importância desse dia vai além da comemoração, pois gera reflexões fundamentais sobre o fazer jornalístico e os fatos que ocorrem no cotidiano da produção do jornalismo.

Liberdade de Imprensa no Brasil

Repórter Alex Pandini da TV Vitoria ES deixa local de manifestações sob escolta após ser ameaçado por manifestantes (Foto: Reprodução Record TV)

Recentemente presenciamos o cerceamento do direto à liberdade de imprensa nas manifestações ocorridas no 1º de maio no Brasil e no Espirito Santo. Profissionais da imprensa impedidos de realizar suas atividades, agredidos e vigiados são realidades que parecem tiradas de um filme policial.

Em um ano eleitoral, garantir a cobertura e o acesso à informação é de extrema importância para sociedade afim de que se preserve o estado democrático de direito. Para celebrar a data, será realizado em Brasília, no próximo dia 07 de maio, um café da manhã com a presença de autoridades governamentais dos três poderes e profissionais da mídia com o tema: “O papel da imprensa livre para boa governança e a democracia”. O evento é organizado pela UNESCO e comemora a data anualmente com atividades pela promoção da liberdade de expressão e livre exercício dos jornalistas.

Não à violência contra profissionais da Imprensa! Não a todos os tipos de violência.

Edição: Caciane Sousa

Arte do Destaque: FreePik

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s