Um romance que ultrapassa fronteiras com “Pousando no amor”

Sofia Galois

Já imaginou encontrar-se com uma tempestade enquanto sobrevoa de parapente e cair direto nas montanhas do país mais fechado do mundo? A resenha dessa semana conta a história de Yoon Seri, herdeira de um conglomerado de indústria, que tem a vida virada de cabeça para baixo após um acidente. A série “Pousando no amor” se tornou um marco na cultura sul-coreana e está disponível na Netflix atualmente. 

Lançado em 2019, o K-Drama (série sul-coreana) rapidamente ganhou popularidade e se tornou uma das séries mais assistidas da história na Netflix, não apenas na Ásia, mas em vários países diferentes ao redor do globo. “Pousando no amor”, também conhecido pelo título Crash Landing on You”, é uma série da empresa tvN fruto da história criada pela roteirista Park Ji Eun. A autora também foi responsável por diversos outros K-Dramas de sucesso, como: “A Lenda Do Mar Azul” e “Meu Amor das Estrelas”. 

A série “Pousando no Amor” é uma das mais assistidas da história na Netflix (Imagem: Divulgação)

No auge dos 30 anos, Yoon Seri é uma mulher moderna e independente. Contrariando a vontade do pai, que deseja que ela herde o conglomerado da família, a empresária fundou a própria marca. Com grandes planos para o futuro, decide saltar de parapente em um evento promocional da empresa. Yoon Seri, porém, não sabia que após sofrer um acidente nunca mais seria a mesma. Com muito azar, a empresária caiu na Zona Desmilitarizada da Coreia do Norte. 

Após ser encontrada por um soldado norte coreano enquanto fugia, Yoon Seri pensou ser esse o final da linha. Contudo foi surpreendida ao compreender as reais intenções do capitão Ri Jeong Hyuk, o qual decidiu não reportá-la ao Departamento de Segurança da Coreia do Norte. Agora, escondida sob a proteção do capitão, Seri e Hyuk procuram o melhor momento para mandá-la para casa em segurança. Mas nada é tão fácil quanto parece. 

Yoon Seri e Jeong Hyuk (Imagem: Divulgação)

Com muitas restrições e controle, Seri e Hyuk passam por várias situações de risco de morte enquanto tentam proteger um ao outro. Apesar de estarem em um cenário hostil divididos entre dois países em um estado dormente de guerra, o relacionamento dos dois personagens cresce. À medida em que precisam confiar cegamente um no outro para permanecerem vivos, ambos começam a perceber sentimentos aflorados e inevitavelmente se apaixonam em um amor que ultrapassa fronteiras. 

Além do romance, a série possui um foco muito grande na amizade, retratando a forma como os colegas de Hyuk colocam a vida em risco para proteger o casal. Há também muitas cenas de ação, tragédia, suspense e comédia com diversos personagens secundários marcantes. 

Soldados amigos de Hyuk que ensinam sobre o valor da amizade ( Imagem: Divulgação)

Pousando no amor é um K-Drama muito bem desenvolvido, após muitas pesquisas por parte da autora. Inclusive, ela entrevistou um desertor norte-coreano com o objetivo de tornar a série o mais realista possível, sem ofender os vizinhos. Também foi evitada a menção ao nome do Presidente da Coreia do Norte quando os personagens discutiam sobre os líderes do país. Até mesmo os figurinos foram cuidadosamente pensados. Os broches de identificação dos cidadãos norte-coreanos, por exemplo, foram elaborados um terço menores que o original. Ainda sim, é possível notar uma grande crítica a ambas as nações. 

A obra reflete sobre a dor causada aos países devido a separação estabelecida há décadas. Caso se emocione facilmente, é recomendável que leve um grande pacote de lencinhos antes de assistir. O abandono familiar, depressão e suicídio também são temas importantes e delicadamente abordados. É preciso silenciar o costume à fórmula ocidental de produções para realmente apreciar o K-Drama. Com um foco maior na beleza das expressões humanas e no destino, os dramas asiáticos em geral possuem um ponto único de narrativa. Isso pode causar estranhamento em quem está acostumado aos roteiros norte-americanos. Por isso, “Pousando no amor” é uma ótima oportunidade para ampliar os campos de visão. 

Ensaio fotográfico para o casamento dos atores. (Imagem: Reprodução/Instagram: @vast.ent)

Além de tudo isso, temos um final feliz na vida real? Pode apostar que sim! O casal protagonista interpretado pelos atores Son Yejin e Hyun Bin sempre causou muita especulação por parte dos fãs. Em 2021, os atores confirmaram que estavam em um relacionamento após se apaixonarem durante as gravações da série e casaram no final de março deste ano. O casamento dos dois foi muito celebrado por todos os espectadores e amigos da indústria. Todos ficaram alegres por testemunharem uma história de amor fictícia virar realidade. 

Aproveite o tempo livre e mergulhe de cabeça nessa história envolvente. Ao mesmo tempo em que o espectador se diverte, tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história das Coreias e como funcionam atualmente. “Pousando no amor” é uma ótima e leve sugestão para o final de semana.

Edição: Sofia Galois

Imagem em destaque: Arte feita pelo núcleo de publicidade / Bruna Firmes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s