Qual é a sua história?

Sofia Galois

Há uma palavra na língua inglesa chamada serendipity, a qual pode ser traduzida como acaso. Também pode ser encarada como uma feliz descoberta ou a sorte de encontrar algo precioso onde não se esperava. Essa simples palavra é capaz de definir o livro-reportagem Tell me your story. A obra conta a história de diferentes pessoas que enfrentaram obstáculos e os venceram por meio de uma coisa em comum: a música. Mais, especificamente, as músicas de um grupo em especial: BTS. Então, coloque os fones de ouvido no máximo, aproveite a leitura e a indicação da semana!

É certo que a maioria dos jovens deste século já ouviu o nome “BTS” pelo menos uma vez. Sejam críticas ou elogios, o grupo está entre os assuntos mais falados da internet. Quase todos os internautas possuem uma opinião sobre a Boyband, mesmo sem nunca ter ouvido as músicas do grupo. Mas afinal, o que é BTS?

Grupo BTS ganhou o título de maior Boyband da atualidade (Foto: Divulgação/ Ensaio Fotográfico para a revista japonesa Cancam)

Bangtan Sonyeondan (BTS), também conhecidos como Bangtan Boys (방탄소년단) ou garotos à prova de balas, é um grupo pop sul-coreano formado por 7 membros. Fenômeno internacional, o grupo estreou em 2013 e desde essa época vem revolucionando a indústria musical, conquistando o mundo e transformando realidades. RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook juntos se tornaram fonte de inspiração para diferentes gerações de fãs, que guardam com carinho cada experiência positiva proporcionada pelo grupo. Esse sentimento de gratidão foi o que motivou a ex-aluna da FAESA Centro Universitário Isabela Borges a escrever o livro como Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo em 2021 sob orientação da professora Maria Emília Manente. 

RM discursa durante a 73ª Assembleia das Nações Unidas (Foto: Divulgação)

Em 2018, RM, líder do grupo, fez um discurso durante a 73ª Assembleia das Nações Unidas. Ele compartilhou a própria história, as dificuldades e incentivou o público a fazer o mesmo. Inspirada pela fala do integrante, Isabela teve a ideia de escrever um livro-reportagem contando a história de diferentes fãs que também passaram por muitas dificuldades e as superaram, de alguma forma, após encontrarem suporte no grupo e nas mensagens que passavam. 

Capa do livro-reportagem Tell me your story por Isabela Borges (Imagem: Arquivo Pessoal)

Histórias como a de Lia (nome fictício por questões de privacidade e proteção), a qual teve o mundo virado de cabeça para baixo depois de passar por um trauma que a destruiu. Foram as músicas do BTS que ajudaram Lia de uma forma inesperada a voltar a se relacionar com as pessoas e superar os medos. Ela descobriu ser capaz de fazer muito mais do que esperava. Anos de psiquiatria e remédios não obtiveram o mesmo efeito que o grupo a proporcionou. 

Por meio de um trabalho de apuração e reportagem jornalística, Isabela conseguiu retratar histórias como essa. Histórias que mexem com a emoção do leitor e certamente instigam a curiosidade a respeito da Boyband. Não é preciso fazer parte do fandom (fã-clube) para reconhecer o impacto que o grupo causou e ainda causa na vida de milhares de pessoas, seja por meio de letras com significados profundos, as personalidades únicas de cada membro ou os muitos projetos e ações sociais que apoiam, financiam e incentivam. 

Jungkook com fã durante evento de autógrafos. O grupo possui uma relação mútua muito próxima de carinho com o fandom (Foto: Divulgação)

Para Isabela, o que faz o BTS ser quem são é a autenticidade. A profunda conexão que construíram ao longo dos anos por meio da música, a qual une os integrantes, carinhosamente chamados de meninos, aos próprios fãs. A relação única que os membros possuem entre si e com o público reforça o sentimento de uma grande família. O objetivo do grupo desde a estreia sempre foi apenas ser quem são e fazer música. Mal sabiam eles que seria por meio dessas músicas e o fato de serem eles mesmos que muitas pessoas iriam encontrar forças para seguir em frente. 

A obra é uma leitura rápida e dinâmica de 56 páginas, porém, traz reflexões e histórias que ajudam a perceber o lado bom de cada situação e entender que sempre há esperança. Mesmo que não seja fã ou nunca tenha ouvido falar do grupo, que tal aceitar o desafio de descobrir coisas novas com uma leitura ao acaso? Pode ser que ao final queira adicionar mais músicas a playlist e talvez, apenas talvez, descubra o significado de serendipity por experiência própria.

Edição: Sofia Galois

Imagem em destaque: Núcleo de publicidade / Bruna Firmes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s