Max Verstappen vence o GP da Espanha e assume a liderança

Daniel Godoy

O holandês Max Verstappen venceu o Grande prêmio da Espanha, 6ª etapa da temporada da Fórmula 1 2022. O pódio foi completado pelo companheiro de equipe, Sérgio Pérez, e pelo piloto da Mercedes, George Russel. Com a vitória, Max chegou a marca de 110 pontos no campeonato, ultrapassando Charles Leclerc, que possui 104.

A Red Bull conquistou a liderança do Mundial de Construtores. Após começar a corrida com 6 pontos de desvantagem em relação a Ferrari, a equipe austríaca disparou na ponta, chegando a marca de 201 pontos. Outros pilotos que fizeram ótima corrida foram os da Mercedes. Além de garantir um lugar no pódio, Russel teve grandes duelos contra os dois carros da RBR. Já Lewis Hamilton terminou a prova em quinto lugar, depois de chegar a última colocação por ter sido tocado por Magnussen.

Disputa entre os pilotos Verstappen e Russel no GP da Espanha (Foto: F1 Press Area Pirelli)

A corrida

A largada do GP de Barcelona foi bastante agitada. O piloto da casa, Carlos Sainz, teve um rendimento bem aquém do que se esperava e perdeu posições para Russel e Pérez. Hamilton e Magnussen se chocaram e foram para as últimas colocações. O heptacampeão chegou até a pedir para abandonar a prova, com o objetivo de poupar o motor, pensando no restante da temporada, porém os engenheiros da Mercedes não acataram o pedido e insistiram que o inglês continuasse na pista e conseguisse somar pontos na corrida.

Na volta de número oito, Carlos Sainz perdeu a parte traseira do carro, bateu nas britas e caiu para a 11ª posição. Na volta seguinte, Verstappen cometeu um erro bastante parecido e foi parar na 4ª colocação, deixando Leclerc em uma situação favorável na ponta, com 10 segundos de vantagem.

O holandês tentava ultrapassar o segundo colocado, George Russell, de todas as maneiras, mas sentia dificuldades. Leclerc se manteve com os pneus macios por 22 voltas antes de fazer a primeira parada e continuou na liderança.

Logo atrás dele, Verstappen e Russel faziam um grande confronto pela segunda posição, com o britânico se defendendo com maestria. Lelclerc caminhava para uma vitória tranquila até o motor da Ferrari perder potência. O monegalesco abandonou a prova, dando a liderança ao piloto inglês.

Depois de Max ir aos boxes para colocar os pneus macios, o companheiro Sérgio Perez ultrapassou George e assumiu a ponta. O bom trabalho da RBR culminou para Verstappen ficar em primeiro lugar no grid, que o colocou na liderança do campeonato graças ao abandono de Charles Leclerc.

Após cair para o último lugar na largada, Hamilton fez ótimas ultrapassagens e chegou a ocupar a 4ª posição, ultrapassando Carlos Sainz e Valteri Bottas. Por conta de um problema no motor, o inglês precisou diminuir o ritmo e foi ultrapassado pelo espanhol. E com larga vantagem na liderança, Verstappen só precisou tomar cuidados com os pneus para garantir mais uma vitória no ano.

Classificação final do grid

Classificação final do GP da Espanha (Foto: Fórmula 1)

Classificação Geral

PosiçãoPilotoPaísEquipePontuação
Max VerstappenHolandaRBR/Honda110
2Charles LeclercMônacoFerrari104
Sergio PérezMéxicoRBR/Honda85
George RussellReino UnidoMercedes74
Carlos SainzEspanhaFerrari65
Lewis HamiltonReino UnidoMercedes46
Lando NorrisReino UnidoMcLaren/Mercedes39
Valtteri BottasFinlândiaAlfa Romeo/Ferrari38
Esteban OconFrançaAlpine/Renault30
10ºKevin MagnussenDinamarcaHaas/Ferrari15
11ºDaniel RicciardoAustráliaMcLaren/Mercedes11
12ºYuki TsunodaJapãoAlphaTauri/Honda11
13ºPierre GaslyFrançaAlphaTauri/Honda6
14ºSebastian VettelAlemanhaAston Martin/Mercedes4
15ºFernando AlonsoEspanhaAlpine/Renault4
16ºAlexander AlbonTailândiaWilliams/Mercedes3
17ºLance StrollCanadáAston Martin/Mercedes2
18ºGuanyu ZhouChinaAlfa Romeo/Ferrari1
19ºMick SchumacherAlemanhaHaas/Ferrari0
20ºNico HulkenbergAlemanhaAston Martin/Mercedes0
21ºNicolas LatifiCanadáWilliams/Mercedes0
Classificação do campeonato (Foto: GE)

Edição: Daniel Godoy

Imagem em destaque: Instagram/Red Bull

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s