Agora, é a vez do Intercom Nacional… Partiu João Pessoa

Karol Costa

Alunos e professores de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário brilharam em mais um Expocom Sudeste e, agora, partirão rumo ao 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Neste ano, o evento será realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre os dias 5 e 9 de setembro, tendo como tema “Ciências da Comunicação contra a Desinformação”. O time FAESA que estará presente é composto por seis alunos e três professores.

Concorrendo em quatro modalidades, os trabalhos que representarão o Espírito Santo no Intercom Nacional são:

Produção em Fotojornalismo
Título: Narrativa Fotográfica e Construção Imagética em Marketing Político
Aluno: Kebim Tamanini
Orientadora: Zanete Dadalto

Confira abaixo o conjunto de imagens que garantiu o primeiro lugar a Kebim

Jingle
Título: São Pedro Criança
Aluna: Natálie Pinheiro
Orientador: Felipe Dall’Orto

Anúncio Impresso
Título: Peça Publicitária: Agricultura Sustentável no Combate à Fome
Alunas: Bianca Machado e Emanuella Santana
Orientador: Roger Seta

Anúncio impresso produzido pelas alunas Bianca Machado e Emanuella Santana (Reprodução: Emanuella Santana)

Cartaz
Título: Desigualdade social
Alunos: Andriel Tolentino e Dayane de Oliveira
Orientador: Roger Seta

Cartaz da dupla Andriel Tolentino e Dayane de Oliveira (Reprodução: Andriel Toletino)

Expectativa

O aluno do 5º período de Publicidade e Propaganda Andriel Tolentino participou pela primeira vez do Expocom Sudeste e conta que sente-se honrado por ter sido escolhido para representar a FAESA e o Espírito Santo no Congresso. O estudante relata inclusive que a animação para o Intercom Nacional está nas alturas e que as expectativas para trazer o prêmio para casa são grandes.

Andriel alega ainda que participar de um evento tão importante acarreta em grandes responsabilidades, mas afirma que o momento foi encarado com muito amor e dedicação.

Essa experiência foi uma oportunidade única que me trouxe novos olhares e vários insights. Conheci pessoas, me aproximei de outras, além da oportunidade de aprendizado que foi maravilhosa. Guardarei essa viagem no meu coração para sempre.

Andriel Tolentino

Vitórias

O egresso Kebim Tamanini se formou em 2021 e carrega momentos de sucesso na trajetória acadêmica. O jornalista ganhou o Expocom Sudeste três anos seguidos e duas vezes a etapa Nacional. Kebim afirma que caiu de paraquedas na premiação. “Meus colegas de turma eram fascinados em torno do Expocom. Eu nem imaginava do que se tratava. Pensava que não tinha capacidade de ter um projeto entre os melhores trabalhos da Região Sudeste, muito menos no Nacional”, relata.

Kebim Tamanini venceu o Expocom Sudeste três anos seguidos e duas vezes a etapa Nacional (Foto: Arquivo Pessoal)

Em 2020, no meio da pandemia, Kebim conseguiu a primeira façanha de emplacar uma fotonovela. No ano de 2021, novamente veio a valorização de um trabalho que o jornalista considera muito especial, a premiação da revista “Gênero Cidadã: corpos que Re-existem”. E neste ano, o reconhecimento pelo projeto “Narrativa Fotográfica e Construção Imagética em Marketing Político”.

Kebim considera o Congresso Região Sudeste mais difícil do que o Nacional. O jornalista explica a afirmação pelo fato de existirem grandes Universidades Federais que se preparam o ano inteiro para chegarem fortes à competição.

Ele acredita que a chave para esse sucesso é a confiança nas próprias convicções. “Sou teimoso, não mudo minhas certezas. Falo isso em relação ao momento que escolho o tema do trabalho que irei desenvolver para a disciplina”, alega. 

O jornalista destaca ainda que o reconhecimento é em conjunto, visto que as parcerias com os orientadores foram essenciais para essas conquistas. “A Zanete Dadalto e o Valmir Matiazzi são protagonistas junto comigo. Se o aluno vence um congresso como esse, o professor também vence, pois isso mostra que o trabalho dele está sendo atual e muito bem desenvolvido. O mérito é de todos”, diz.

Kebim Tamanini declara que sente-se muito orgulhoso por todas as vitórias. “As experiências acadêmicas que as conquistas te proporcionam é para o resto da vida. São momentos que te fazem amadurecer para chegar no mercado de trabalho com uma bagagem”, finaliza.

Edição: Karol Costa
Imagem Destaque: Portal Intercom

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s