Energia limpa e sustentável para salvar o meio ambiente

Isabela Vago

Com o avanço do aquecimento global, medidas sustentáveis têm sido tomadas com o intuito de frear as consequências provenientes das ações humanas no meio ambiente. Por ser considerada uma energia limpa e sustentável, não gerando danos ao meio ambiente e tendo fonte proveniente de energia inesgotável e gratuita – luz do sol -, a energia solar é uma das medidas mais eficientes para a redução de liberação dos gases poluentes na atmosfera. O uso dessa energia cresce em vários países e a intenção é que até 2030 a geração de eletricidade por meio dos painéis solares seja muito maior.

Mesmo que o Brasil esteja em 14º do mundo em relação a potência instalada de energia solar, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) informou por meio de nota que o avanço constatado no ano de 2021 fez com que o Brasil atingisse um marco histórico em capacidade instalada (10 gigawatts) em usinas de grande porte e em pequenos e médios instalados em telhados e terrenos. E segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a expectativa é que o número chegue a 21 gigawatts até o fim do ano de 2022.

O professor e biólogo Kleber Silveria da Silva (Foto: Isabela Vago)

O professor e biólogo Kleber Silveria da Silva, 36 anos, explica que o avanço na instalação da energia solar resulta em uma melhora significativa em termos de aquecimento global. Ele afirma que a posição territorial do Brasil no planeta garante algumas vantagens quando comparado com outros países. Situado na faixa tropical e recebendo maior incidência de radiação solar, vale a pena o investimento e a utilização de energia solar no País. Se o uso de energias não renováveis for suspendido e substituído por limpas e renováveis, como a energia solar, o impacto gerado pelos gases estufa retardará o aquecimento global.

A engenheira eletricista Lenita Bodart Guimarães Caetano, 28 anos, relata que para a geração e o consumo de muitas das fontes de energia é preciso uma grande estrutura de alto custo, a exemplo disso à energia hídrica. E diferente do que muitos pensam sobre a aquisição da energia solar, a engenheira afirma que a aquisição dos painéis fotovoltaicos não é cara. “As pessoas precisam ver em longo prazo. Um sistema fotovoltaico tem uma vida útil de 25 anos. Paga-se o investimento em 5 anos. Então, o cliente usufrui por 20 anos”. Ela ainda informa que há muitas linhas de financiamento e é possível financiar o valor.

Os 740 painéis solares instalados no Atacado São Paulo geram uma economia de energia de até 80% (Foto: Isabela Vago)

A loja Atacado São Paulo, situada na Avenida Vitória, em Vitória, possui 740 painéis fotovoltaicos que geram energia para todo o estabelecimento. Conforme o encarregado de manutenção geral da loja, Oleiton José Lourenço, 51 anos, os painéis foram instalados em julho de 2021. O valor mensal da aquisição é de R$ 30 mil e o custo total será pago em cinco anos. Ele declara que considera um ótimo investimento, pois a economia de energia chega a 80%.

Imagem do Destaque: stock

25 comentários

    1. Parabéns pelo trabalho! Continue estudando e pesquisando em prol das inovações, gerando vida saudável e melhorando o meio ambiente.

      Curtir

  1. Que conteúdo!! É lindo ver nossa evolução e preocupação com o meio ambiente, afim de encontrar medidas que minimizem os danos que causamos ao planeta há tempos.
    Parabéns Isa !!

    Curtir

  2. Muito boa a reportagem! Isso nos faz pensar que temos o poder em mãos, basta utilizarmos de forma correta, haja vista, os painéis de energia corroboram com a preservação do meio ambiente.

    Curtir

  3. Trabalho maravilhoso e realmente muito importante para o meio ambiente. Inclusive também estamos colocando em cada cantinho do nosso sítio. Lindo Trabalho. Parabéns

    Curtir

  4. Excelente matéria. Muito bem redigido e de fácil leitura. Precisamos de mais projetos de incentivos a esse tipo de energia. Parabéns pela matéria; incentiva-me cada vez mais buscar esse tipo de energia e contribuir para melhoria do nosso planeta.

    Curtir

  5. Estou impressionado com a facilidade de leitura e carga de informações dessa matéria. Parabéns a quem redigiu e publicou. É de projetos assim que precisamos para sermos informados de como contribuir para melhoria do nosso planeta e logicamente termos um consumo de energia sustentável. Parabéns pela matéria.

    Curtir

  6. Parabéns, ótima matéria com informações relevante. Precisamos nos atentar mais em cuidar do nosso meio ambiente.
    Parabéns pela matéria

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s