Junho Violeta – A importância do ‘Bazar do Afeto’ para o Asilo de Idosos de Vitória

Caciane Sousa e Sofia Galois

O Bazar da Sociedade de Assistência à Velhice Desamparada, carinhosamente apelidado de Bazar do Afeto, é muito mais do que um simples brechó. Localizado na Avenida Vitória, no final da ladeira ao lado da FAESA, aberto desde março de 2021, o estabelecimento possui uma grande variedade de roupas, acessórios, utensílios e objetos de decoração. Ao conferir as diversas peças disponíveis a preços populares e atrativos, a satisfação é garantida. Além disso, por meio das vendas, o espaço contribuí para funcionamento do Asilo de Idosos de Vitória

O Bazar conta com peças doadas em perfeito estado para todas as temporadas (Imagem: Caciane Sousa)

Devido ao cenário da pandemia, a entrada precisa ser realizada com máscara para garantir a segurança dos visitantes, bem como da Instituição. O Bazar é puramente fruto de doações que chegam semanalmente, assim, qualquer um pode contribuir. Entre as doações, encontram-se roupas de marca de diferentes estações, echarpes, itens de louça, sapatos e muito mais. Por causa da grande demanda, o Bazar do Afeto agora funciona de terça à sexta-feira, das 10 às 15 horas. As doações devem ser direcionadas  para a coordenadora do Bazar, Ingrid Tavares. 

Em relação a importância do Bazar, Ingrid reforçou a possibilidade de garantir a manutenção de uma parte da rotina de despesas dos internos. Atualmente, toda renda obtida é utilizada para compra de verduras e frutas na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa).

É um meio importante. Contamos unicamente com as doações, as vendas no Bazar e as parcerias firmadas com a sociedade 

Ingrid Tavares
Clarissa Santo contou que gosta de escolher peças para a família (Imagem: Sofia Galois)

A estudante de administração da FAESA Centro Universitário Clarissa Santos é uma das clientes do Bazar. Clarissa conta que ajudava o Asilo de Idosos por meio de doações e visitações sempre que possível. Agora, com o Bazar, além de contribuir com a Instituição, a jovem aproveita para comprar itens e roupas variadas por preço econômico para a família. 

No mês em que se comemora o Junho Violeta, mês de combate à violência contra os idosos, ressaltar o trabalho realizado por meio do Bazar é indispensável. A Superintende do Asilo, Carla Gomide, chamou atenção para a necessidade de doações para manter a Instituição com um total de 69 internos permanentes.

Temos um gasto elevado com fraldas geriátricas, material de higiene e alimento diário de nossos internos. Toda ajuda será bem-vinda

Carla Gomide

 

A coordenadora do Bazar, Ingrid Tavares (à esquerda), e a Superintendente do Asilo, Carla Gomide (à direita), trabalham juntas para auxiliar os internos da melhor forma (Imagem: Caciane Sousa)

Lacos

O Laboratório de Comunicação e Mercado (Lacos) dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário tem exercido participação na divulgação do Bazar. A aluna de Publicidade e Propaganda e estagiária do Lacos Evellyn Souza relata que a parceria começou com uma proposta de criar uma comunicação mais efetiva para dar visibilidade ao projeto

(Imagem: Núcleo de Publicidade e Propaganda do Lacos/Bruna Firme)

Evellyn conta que o objetivo inicial do projeto era mostrar o trabalho feito no Asilo de Vitória, o funcionamento do Bazar e a relação com os idosos internos. A ideia é conectar as gerações. Em seguida, surgiu a ideia de divulgar oBazar do Afeto Conectando Gerações” para o jovem da FAESA que é o público alvo. “Muitos estudantes não conheciam ou não sabiam onde ficava o Bazar. Por isso, a divulgação se tornou uma ajuda essencial, tanto no conhecimento sobre o local quanto na promoção e aumento da procura”.

Por meio da parceria com o Lacos, alunos e clientes de fora têm a oportunidade de conhecer o funcionamento tanto do Bazar quanto do Asilo de Vitória.

Temos um retorno muito legal. Teremos novidades para o segundo semestre. Vamos planejar uma Campanha de Doação de Roupas para criarmos uma cartela de produtos maior, focando na sustentabilidade, ajudando financeiramente e chamando atenção, inclusive, para o público externo

Evellyn Souza

As visitas ao Asilo de Idosos de Vitória devem ser previamente agendadas, porém tanto o Bazar quanto a Instituição estão abertos a doações. Venha conhecer um pouquinho mais sobre o Bazar do Afeto e aproveite para andar na moda enquanto ajuda a causa. 

Serviço

PARA DOAÇÕES E VISITAÇÕES

Procurar a Superintendente Carla Gomide – Telefone: (27) 3323-6138

PARA DOAÇÕES DE ROUPAS E ACESSÓRIOS 

Procurar a Coordenadora do Bazar Ingrid Tavares – Telefone: 3207-4147

Edição: Sofia Galois

Imagem em destaque: Caciane Sousa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s