A importância do jornalismo na sociedade

Karol Costa e Kayra Miranda

Ao longo da história, o jornalismo sempre desempenhou um papel importante perante a sociedade, ampliado, agora, de maneira significativa devido ao aumento exponencial de meios e canais digitais acessíveis a qualquer cidadão. É inquestionável a missão do jornalismo de trazer à tona a realidade dos fatos. É incontestável, também, o compromisso da imprensa de esclarecer as desinformações veiculadas.

Na primeira matéria jornalística da série especial “Jornalismo em Foco”, você, leitor, vai conhecer a importância do jornalismo para combater a disseminação de notícias falsas.

Any Cometti em um dia comum de trabalho (Foto: Thiago Soares)

A jornalista Any Cometti atua há sete anos em redações e afirma que, assim como as possibilidades de acesso à informação expandiram, também cresceu a circulação de mentiras, chamadas de fake news. “É fundamental ter quem cheque essas informações e que consiga ter um olhar mais apurado para entender o que pode ser falso ou não”, declara.

Já a jornalista e coordenadora do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário Marilene Mattos pontua que o dever do jornalista é levar para a sociedade uma informação de credibilidade. Ela destaca a importância de apurar minuciosamente as informações, ouvindo as várias versões dos fatos para que a população possa ter acesso a um produto de qualidade. 

Marilene alega inclusive que, apesar das notícias estarem disponíveis em diversos perfis e plataformas atualmente, o impulso do ser humano ainda é de procurar um canal de imprensa para verificar o fato.

O jornalista tem o papel de ser um grande filtro da sociedade. As pessoas buscam uma assinatura, buscam credibilidade

Marilene Mattos
O sociólogo e professor da FAESA Centro Universitário Lourival Cristofoletti (Foto: Arquivo Pessoal)

O sociólogo e professor da FAESA Centro Universitário Lourival Cristofoletti descreve que o jornalismo, dentre as diversas competências e atribuições, acumula também o papel de esclarecer à sociedade a importância de tratar a informação com honestidade. “Está ao alcance de todos fazer postagens, mas fazê-lo com responsabilidade é a sina do jornalismo sério”, completa.

Any Cometti assegura que os profissionais da comunicação devem sempre ter uma visão crítica e não aceitar mentiras rotuladas de opinião ou qualquer tipo de afronta aos direitos básicos do cidadão brasileiro. “Antes de tudo, trabalhamos à luz dos direitos e deveres estabelecidos na Constituição Federal e nas leis brasileiras”, diz.

Any declara ainda que a melhor maneira de lutar contra a desinformação é a informação séria e comprometida com a apuração dos fatos, mas que não é apenas o jornalista que precisa cumprir seu papel. A jornalista afirma que, atualmente, diversas instituições insultam o trabalho jornalístico e a liberdade de imprensa, contudo, essa situação não pode ser aceita pela sociedade.

Uma comunidade livre tem uma imprensa que pode trabalhar em seus diversos aspectos. Ela existe para questionar, apontar falhas e estar sujeita a críticas, também, mas nunca ao silenciamento

Any Cometti
O jornalista e assessor de imprensa da Prefeitura de Cariacica Heberton Silva (Foto: Arquivo Pessoal)

O jornalista e assessor de imprensa da Prefeitura de Cariacica Heberton Silva afirma que o consumidor de notícias também precisa fazer a parte dele, procurando informar-se em veículos que têm o compromisso com a seriedade, além de conferir se a fonte de informação recebida procede de um veículo oficial. Heberton completa apontando que a sociedade precisa confiar no trabalho do jornalista que se empenha para combater a disseminação de desinformação.

Edição: Karol Costa
Imagem Destaque: Núcleo de Jornalismo do Lacos/Loren Peterli

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s