José Modenesi
Luciana Costa é a patroa da loja Lú Modas e começou a trajetória no empreendedorismo como sacoleira. A empresa de locação de cópias que ela trabalhava fechou por falta de demanda e Luciana encontrou um mercado de trabalho que não estava disposto a contratá-la. Diante disso, a proprietária da Lú Modas encontrou no empreendedorismo o recomeço da carreira e da vida.
Quando ficou desempregada, Luciana enfrentou dificuldade para ingressar novamente no mercado por ser uma mulher de mais de 40 anos. “Mesmo tendo experiência com comércio, não me contratavam depois de ver a minha idade”, explica a empreendedora.

Diante dessa situação, mesmo após quatro anos colocando currículo, ela não foi contratada. Sem o sucesso desejado nessa área e, aparentemente, sem saída, Luciana decidiu recomeçar a carreira, dessa vez, sendo dona do próprio negócio.
Então, a história da Lú com o empreendedorismo começou. Ela deu os primeiros passos trabalhando como sacoleira, vendendo roupas para amigos e pessoas conhecidas. Assim que deu início ao novo negócio, decidiu criar um espaço para a mercadoria dentro da própria casa. Depois de 4 anos empreendendo dessa forma, Luciana decidiu ampliar o próprio negócio e abrir a loja física.
A loja Lú Modas vende roupas e acessórios, tem como público alvo as mulheres e fica localizada em Monte Belo, na cidade de Vitória-ES. Pouco tempo após a inauguração da loja, a pandemia começou e Luciana explica que foi preciso manter a loja fechada por um período, mas que logo voltou a funcionar, com as medidas de segurança.

Pelo Facebook e pelo Instagram, Luciana divulga as mercadorias que tem disponíveis na loja e por lá muitas vendas começam. Por não trabalhar mais como sacoleira, as pessoas que são clientes da Lú Modas precisam ir à loja física para, ao menos, retirar o produto que foi adquirido.
A mercadoria que Luciana vende vem, principalmente, do Brás e, também, da 25 de Março, ambos em São Paulo. Ela conta que sempre viaja, uma ou duas vezes no mês, para renovar o estoque e manter a loja dentro das tendências do momento.
Além das viagens mensais, ela também administra o próprio negócio. Arruma a loja, trabalha como vendedora e lança as novidades nas redes sociais. Em outras palavras, a Luciana faz tudo. Atualmente, a Lú Modas tem uma funcionária que trabalha quando é preciso, mas, principalmente, enquanto Luciana viaja a trabalho para fazer as compras da loja.
A empreendedora conta que cuidar de todas as demandas da loja é o maior desafio que encontrou desde que decidiu ter o próprio negócio. “Eu gostaria de somente viajar e cuidar da parte financeira, que é o que eu mais gosto”, relata Luciana.

Mesmo diante dos desafios de “Ser Patroa”, Luciana explica que, hoje, se sente mais motivada porque sabe que o esforço para manter a loja de pé terá um retorno financeiro direto para ela, diferente de quando ela trabalhava para outras empresas. Além disso, Lú também fala da garantia de que estará empregada, enquanto, na condição de funcionária, a demissão poderia chegar a qualquer momento.
Por ter essa independência, Luciana relata que se sente mais confiante e mais segura desde que passou a ser dona do próprio negócio. Além disso, fala com orgulho sobre o quanto a loja pode colaborar com a autoestima das clientes e também com a própria autoestima, já que se vestir bem pode fazer parte da construção de uma boa imagem de si mesma.
Hoje, com a loja, eu me sinto mais segura e mais confiante. E eu sou dona do meu próprio negócio
Luciana Costa
O fato de não depender das outras pessoas para ter o que ela precisa, faz com que Luciana se sinta mais à vontade até mesmo com os amigos e com a família. Ela explica que, hoje, se sente dessa maneira por ser independente financeiramente e por ocupar o lugar de protagonista da própria vida.

Luciana explica que se tivesse tido a oportunidade, teria começado muito mais cedo a investir no próprio negócio. Por isso, para quem, assim como ela, tem vontade de empreender, o recado é de que não se pode deixar de batalhar e de correr atrás dos objetivos. “Se der certo, beleza! Se não der certo, você tentou“, reforça Luciana.
Além disso, ela também incentiva as pessoas a não terem medo e por ser uma pessoa religiosa, para quem também acredita, Lú fala da importância de ter fé e de colocar Deus à frente dessas decisões. A empreendedora complementa dizendo que os sonhos de cada um precisam vir sempre em primeiro lugar, para que possam, aos poucos, ser realizados. “Nada é impossível”, afirma Luciana.
Para Luciana, se arriscar como empreendedora deve ser uma opção para quem tem esse sonho e ela defende ainda que tem mercado para todo mundo. Ela finaliza dizendo que todo o esforço que ela faz, durante os dias de trabalho, vale a pena, pois com o empreendedorismo ela passou a ser dona do próprio negócio e, com isso, se tornou independente e confiante.
Você é dona de si, do seu próprio negócio. Então, você sabe que pode estar em diversos lugares porque você vai gastar daquilo que trabalhou
Luciana Costa

Edição: José Modenesi
Imagem do Destaque: José Modenesi
Quero agradecer ao José Modenesi e sua equipe, por essa bela edição que ficou TOPP!!!
Poder contar um pouquinho da minha história é um privilégio e satisfatório de saber que de alguma forma essa matéria irá chegar às pessoas com a qual se identificaram!
Obrigada mais uma vez Equipe Faesa.
Juntos Somos Mais fortes!!👌😜🤩
CurtirCurtir