SER PATROA É O GRANDE NEGÓCIO: BAR DA ANGELA

José Modenesi

O Bar da Angela já traz no nome a patroa. Angela Ferreira cuida do negócio junto com o marido José há mais de 20 anos. Ela foi criada rodeada por uma família de empreendedores e sempre teve vontade de ter um bar para chamar de seu. Hoje, está realizada com a vida de dona do próprio negócio.

Angela conta que o pai Saturnino começou no empreendedorismo com uma mercearia simples, em Aimorés-MG, quando ela ainda era criança. Nessa época, a mãe Honestalda fazia doces para vender na mercearia. Angela relata que não tem memórias da infância antes do empreendimento do pai.

Angela relata que sempre sonhou em ter o próprio bar (Foto: José Modenesi)

Fui criada atrás de um balcão. Meu pai sempre teve bar. Os meus deveres de escola do primário, eu fazia em cima do balcão do bar dele

Angela Ferreira

Depois da mercearia, Saturnino abriu um bar e, aos 15 anos, Angela já começou a trabalhar no estabelecimento. Um pouco mais crescida, ela se mudou para o Espírito Santo com a família em busca de uma vida melhor. Quando já estava há um tempo no Estado, o pai dela ficou internado e precisava ser acompanhado, mas estava difícil conciliar os cuidados que ele precisava com o trabalho de Angela.

O bar da Angela fica localizado na Ilha de Santa Maria (Foto: José Modenesi)

Foi, então, que, nessa época, o marido de Angela sugeriu que ela comprasse um ponto para abrir um bar e assim eles fizeram. Em 2000, a Angela foi procurar, nos classificados do jornal, o lugar em que seria o bar que ela sempre quis ter.

Logo, encontrou o local e eles fecharam negócio. O estabelecimento já era um bar e a Angela diz que no dia seguinte os trabalhos já começaram. Naquele momento, nasceu o Bar da Angela.

Apesar de sempre ter sonhado com isso, algumas vezes, a vida da Angela tomou rumos diferentes. Em 2003, ela decidiu se mudar e foi morar com a irmã em Portugal. Mesmo estando distante do balcão do Bar da Angela, ela relata orgulhosa que quando morou em Portugal e, também durante toda a vida, trabalhou atrás de um balcão.

A independência de ser a patroa significa liberdade para Angela
(Foto: José Modenesi)

Em um outro momento, no ano de 2017, Angela precisou se mudar para Búzios, Rio de Janeiro, para cuidar da irmã que estava doente. Diante dessa situação, ela e o marido decidiram entregar o ponto e fazer as malas para outra cidade. Ainda assim, conta que o empreendedorismo continuou em Búzios. O marido conseguiu uma lanchonete para seguir com o trabalho.

Depois que tudo passou, eles voltaram para o Espírito Santo. Em 2020, retornaram para Vitória e o Bar da Angela renasceu, na Ilha de Santa Maria. Já no início do mesmo ano, a pandemia começou. Apesar de ter sido desafiador, ela diz que, no final, tudo deu certo. “Foi difícil, mas vencemos”, relata Angela.

Desde que começaram, Angela e o marido dividem as atividades do bar: ele cuida das mercadorias enquanto ela fica responsável pelo atendimento aos clientes. Para ter sucesso com 20 anos de bar, ela fala que a simpatia e o alto astral são indispensáveis para se dar bem com as pessoas.

Aos que têm vontade de ter o próprio negócio, da mesma maneira que Angela sempre desejou, ela aconselha que arrisquem, pois é muito bom e vale a pena.

O empreendedorismo é uma forma de ter independência e liberdade financeira, sem depender de outras pessoas para conseguir pagar as contas

Angela Ferreira

O recado para as mulheres, que sonham com o mesmo que ela, é ainda mais inspirador. Angela lembra que há pouco tempo, as mulheres não eram livres para serem donas do próprio negócio. Atualmente, a realidade é diferente e ela fala que, hoje, com essa liberdade conquistada, as mulheres podem e devem se aventurar nesse caminho do empreendedorismo.

Angela revela que é importante para ela poder ter controle sobre quais dias ela trabalha e quais dias ela descansa. Por isso, não gosta de ser mandada por ninguém e o empreendedorismo, para ela, significa a liberdade de ser dona de si mesma e do próprio negócio.

Patrão, não! Melhor ser patroa (risos)

Angela Ferreira
Angela conta que todo esforço vale a pena para ter independência e liberdade financeira (Foto: José Modenesi)

Edição: José Modenesi

Imagem de destaque: José Modenesi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s