PROJETO ‘VOZES’ – Pessoas em situação de rua na pandemia

Brenda Corti, Bruna de Holanda, Marina D’angelo e Yasmin Oggioni

Você sabe por que existem pessoas em situação de rua e o que levou esse público a estar nessa condição? Esse grupo se encontra em tais condições por diversos fatores, como o vício em drogas, desestruturação familiar, desemprego, entre outros casos.

Dentro desse contexto, é ressaltado que esse público teve um grande aumento na pandemia. A situação de extrema pobreza no Espírito Santo teve um aumento entre 2020 e 2021. O número passou de 2,8% da população para 6,7% segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento é devido a diversas modificações que a pandemia trouxe para o cotidiano das pessoas como nos casos de fechamento de estabelecimentos fortalecendo o aumento do número de desempregados, a falta de oportunidades, menos pessoas fazendo doações e ações voltadas a ajudar esse público.

Antes mesmo da pandemia, em todo o Brasil já era observado o aumento constante da população em situação de rua. Uma estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de março de 2020 aponta quase 222 mil brasileiros nessa condição, ele lembrou que essa estimativa foi feita antes da pandemia.

O videocast “Vozes: um olhar sobre questões sociais – Pessoas em situação de rua na pandemia” produzido pelas alunas do 4º período de Jornalismo da FAESA Centro Universitário Brenda Corti, Bruna de Holanda, Marina D’angelo e Yasmin Oggioni para as matérias Projeto Integrador III, Produção e Distribuição de Conteúdos para Mídias Digitais, Produção para Audiovisual I e Produção e Edição em Mídia Sonora, aborda as condições das pessoas em situação de rua no Espírito Santo durante a pandemia de C ovid-19.

O quarto episódio da série conta as reflexões propostas pelo sociólogo e professor da FAESA Aloísio Fritzen e, também, com a presidente da Ong Vix Invisível Paola Hott. Quer saber mais sobre o assunto? Assista o videocast abaixo e fique por dentro do tema.

Edição: Karol Costa
Foto do Destaque: Vix Invisível/Instagram

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s