TRADIÇÕES DO CARNAVAL – O sambista mais novo

Ana Clara Gonçalves e José Luis Modenesi

Carnaval de Vitória 2023 está chegando e para celebrar essa tradição capixaba, os alunos do 5º período de Jornalismo da FAESA Centro Universitário selecionaram algumas escolas de samba do Espírito Santo para retratar, por meio de fotografias, recortes da história dessas agremiações. O projeto “Tradições do Carnaval” foi realizado no primeiro semestre de 2022 e a seleção das escolas ocorreu pelos critérios de proximidade e identificação por parte dos alunos.

Confira a primeira reportagem fotográfica da série Tradições do Carnaval: A tradição familiar que move o carnaval capixaba

A Imperatriz do Forte é uma jovem escola de samba criada oficialmente em 1972, localizada no Forte São João e amadrinhada pelas escolas Santa Lúcia e Unidos da Piedade. Com um forte número de integrantes juvenis, a escola é regida pelo futuro do samba. Crianças que nascem num ciclo sambista, tendem continuar e seguir os mandamentos dos antepassados carnavalescos.

Um caso é o mini ritmista da bateria Berço do Samba. Na caixa, Enzo Lopes, 8 anos, tocou em 2022 pela primeira vez no Sambão do Povo acompanhado pelo irmão e diretor de bateria da escola, Willys Santos, 21 anos, e garantiu que não ficou nervoso. Outro caso também da Imperatriz é do Ícaro, filho do cantor, compositor e intérprete Fernando Brito. O menino, apesar da pouca idade, acompanha o pai na avenida durante todo o ensaio e desfile com um microfone próprio, cantando o enredo e animando o público.

Confira abaixo a reportagem fotográfica produzida pelos alunos Ana Clara Gonçalves e José Luis Modenesi.

Foto: Ana Clara Gonçalves

A preparação para a hora de pisar na avenida começa muito antes do dia do desfile e no momento de entregar a emoção no Sambão do Povo, tudo precisa estar perfeito. Em 2022, a Imperatriz do Forte preparou o enredo “Em Busca do 10”, samba que passeia pela história dos números enquanto sonha com o primeiro lugar.

Foto: Ana Clara Gonçalves

Comemorando os 50 anos da escola e cantando sobre misticidade, religião e riquezas, a bateria da Imperatriz é uma aposta do carnaval capixaba. Avaliada em 9,9 pelos jurados, o Berço do Samba encantou os foliões pela quantidade de crianças e jovens desfilando, levando ritmo, graciosidade e leveza para a avenida.

Foto: Ana Clara Gonçalves

A presença das crianças que ajudam a levar o samba para a avenida ocupando o lugar na equipe da bateria Berço do Samba acontece não somente no Sambão. O clipe oficial do samba enredo de 2022 da Imperatriz do Forte teve a participação de Ícaro, filho mais novo do cantor, compositor e intérprete Fernando Brito, que canta e dança ao lado do pai.

Foto: Ana Clara Gonçalves

As fantasias no carnaval são usadas para divertir o público e ilustrar personagens. Em 2022, a Imperatriz do Forte desfilou o enredo “Em Busca do 10”, a bateria Berço do Samba comandada pelo Mestre Vitor Rocha da verde e rosa foi destaque na noite do Sambão do Povo. Representando a riqueza e o dinheiro, trouxe à avenida fantasias brilhosas e espalhafatosas.

Foto: Ana Clara Gonçalves

O intérprete oficial da Imperatriz do Forte, Fernando Brito, relata que é uma grande emoção conduzir o carro de som da escola do Forte São João junto da bateria Berço do Samba e com o filho mais novo, Ícaro. Em especial, por ver o filho fazendo o grito de guerra criado pelo pai na avenida durante o desfile da verde e rosa.

Foto: Ana Clara Gonçalves

A bateria é considerada pelos especialistas o coração da escola de samba, porque é ela que coloca a emoção do samba enredo na avenida. “Doce melodia, emoção e fantasia”, trecho do samba enredo de 2022 da Imperatriz do Forte, mostra que na escola não é diferente. É a bateria Berço do Samba que leva a emoção para o Sambão do Povo.

Foto: Ana Clara Gonçalves

Agradecendo o presidente Artur Kadratz, e toda a comunidade do Forte São João, pelo respeito e gratidão, e por permitirem pai e filho vivenciarem a experiência do desfile juntos, Fernando diz que o filho está fazendo o que gosta. Apesar de ser criança e estar livre para decidir o que quer fazer quando crescer. “Eu tive a oportunidade de poder gravar com meu filho mais novo, foi lindo ver os olhinhos dele brilhando, a satisfação de estar fazendo o que ele gosta”, relata Fernando.

Foto: Ana Clara Gonçalves

Com o lema “O filho do Forte se entrega à sorte, não teme o azar”, o estudante de advocacia e diretor de bateria Amon Lucas de Lima conta que é Imperatriz do Forte por influência do pai Sebastião Rodrigues de Lima, que foi um integrante antigo da escola. Hoje, Amon rege os grupos vocais e instrumentais da escola seguindo os passos ensinados pelo pai.

Foto: Ana Clara Gonçalves

No desfile da Imperatriz do Forte de 2022, a bateria pisou na avenida representando o dinheiro. Na hora do show, a bateria Berço do Samba desfilou tocando os instrumentos, cantando o samba enredo “Em Busca do 10” e entregando a emoção que o coração da escola de samba deve entregar no Sambão do Povo.

Foto: Ana Clara Gonçalves

Regida pelo futuro do samba – por ter muitos integrantes jovens participando ativamente das atividades da escola – a Imperatriz do Forte coloca na avenida crianças ocupando a função de ritmista. Manter a tradição e entregar nas mãos das crianças funções importantes na escola permite que a história da Imperatriz do Forte possa continuar, sendo levada de geração em geração.

*As publicações do projeto “Tradições do Carnaval” são realizadas em conjunto com o portal Viva Samba.

Edição: Karol Costa
Foto do Destaque: Ana Clara Gonçalves

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s