José Modenesi
Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário estão de malas prontas com destino ao Rio de Janeiro. Os estudantes deram um show e são finalistas em 36 categorias no Prêmio da Exposição de Pesquisas e Produção Experimental em Comunicação (Expocom) da Região Sudeste no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A expectativa é que mais de 60 alunos estarão participando da etapa regional do congresso.
O tema central escolhido para o Congresso foi “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”. Neste ano, o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste será realizado de 1º a 3 de junho na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro. Com uma programação diversificada, buscando promover o aprendizado dos universitários presentes, a cerimônia de encerramento conta com a jornalista Sônia Bridi para um bate-papo com os estudantes. Já a etapa nacional da Intercom será entre os dias 05 e 08 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Trabalhos finalistas da FAESA no Expocom:
No campus da FAESA, muito se fala do Expocom e o movimento para fazer parte da premiação acontece todos os anos. O professor coordenador do Núcleo de Audiovisual do LACOS, Felipe Dall’Orto, fala sobre a importância de um congresso que valoriza o trabalho dos estudantes universitários e abre um espaço para a troca de experiência.

É fundamental o aluno vivenciar experiências fora da FAESA. Assim, é possível fazer networking com pessoas que ele não teria contato, além de ver produções de colegas que vivem a mesma realidade universitária, mas em contextos diferentes
Felipe Dall’Orto
Dall’Orto explica também sobre a importância de ter no currículo uma indicação para o Expocom. Ele reforça que estar entre os 5 melhores do Sudeste da categoria pela qual o estudante está competindo já é grandioso, além de ser uma ótima oportunidade de apresentar o trabalho para a região e ter um contato direto com comunicadores de outros estados.
A aluna Clara Lima do 3º período do curso de Publicidade e Propaganda está indo para o Expocom pela primeira. Ela é finalista na categoria “Programa Laboratorial de TV” com o projeto Start. Clara fala da surpresa e da satisfação de ser finalista na premiação.
Produzimos o Start sem a intenção de participar, mas trabalhamos com muito carinho e amor. Todo esforço resultou em um produto incrível. Ser finalista com o Start me faz ter mais certeza que estou no lugar certo
Clara Lima
Clara conta ainda que o Start foi um projeto muito importante que a fez se apaixonar ainda mais pela comunicação, o que torna a indicação ainda mais especial. O programa Start surgiu da vontade de resgatar um projeto da TV Faesa. A ideia foi abraçada pelos alunos e, a partir daí, se tornou uma realidade. De forma descontraída e leve o Start traz um assunto para discutido em vídeo pelos alunos que participam do projeto, trazendo o olhar da comunicação para o tema.
Outra aluna aprovada no Expocom é a Caciane Sousa, do 3° período de Jornalismo. Ela é a aluna líder na categoria de Revista Impressa e vai apresentar a Revista Tendências, projeto dos alunos de Jornalismo do primeiro e do segundo período. Ao longo das páginas, a Revista apresenta problemas sociais urgentes no mundo atual.
Ao falar sobre o Expocom, Caciane lembra da felicidade de representar o projeto e destaca ainda a oportunidade de conhecer outros trabalhos e aprender com estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda de todo o Sudeste.

Poder realizar uma troca de experiências é muito válido tanto para o profissional, quanto para o pessoal. Ter o produto escolhido como finalista traz muita satisfação e uma responsabilidade em representar todas as ideias presentes no trabalho coletivo de produção da Revista
Caciane Sousa
Já estudante Adrielli Caldeira está no 7º período de Publicidade e Propaganda e foi selecionada para a categoria “Agência Junior de Publicidade” pelo projeto do Laboratório de Comunicação e Mercado (LACOS) dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA. A futura publicitária fala da expectativa e da ansiedade para ir até Niterói representar o projeto.

É um misto de nervosismo e felicidade para apresentar o trabalho, adquirir conhecimento e ver meus amigos arrasando nas apresentações
Adrielli Caldeira
Para participar do Expocom, Adrielli relata que foram inscritas quatro campanhas desenvolvidas no ano de 2022. Dentre elas os projetos integrados dos núcleos de Jornalismo e Publicidade “Ser Patroa é o grande negócio” e “Meu título tá on”, além dos projetos “Bazar do Asilo dos Idosos” e “100 anos da Rádio no Brasil“.
Imagem do Destaque: Divulgação/Intercom Sudeste