Equipe

A equipe do Faesa Digital é composta por 6 alunos bolsistas e 1 professor, responsável pela coordenação do projeto. O projeto foi coordenado pelo Prof. Hesio Pessali, de 2008 à 2014, quando o Prof. Paulo Soldatelli assumiu a frente do projeto.

Coordenadores

Felipe Tessarolo

Felipe Maciel Tessarolo
Período: Desde 2016/2
Bio: Publicitário e doutorando em psicologia, possui Mestrado em Direção de Design e é especialista em Estratégias Criativas.  Já trabalhou na Revista Sábado (Portugal) e coordena o Núcleo de Criatividade Digital. Fã do Raça Negra, Vascaíno, acredita que joga futebol, viciado em leitura e um entusiasta do universo transmidiático cultural.

 

Hesio PessaliHesio Pessali
Período:
 De 2008 a 2014
Bio: Mesmo sendo um estágio interno, criamos o Faesa Digital com o entendimento de que o estágio tem que cumprir a função de transição necessária entre o curso de jornalismo e o exercício da profissão. Por isso, todas as tardes os repórteres recebiam pauta é iam pra rua ter contato com a fonte. Para nossa surpresa, não conseguíamos manter a equipe estável por muito tempo. A gente sofria e se enchia de felicidade ao mesmo tempo porque as mídias, principalmente as digitais, que estavam se instalando, todos os meses nos “roubavam” um ou dois repórteres. E assim se renovava a equipe, e nós, conscientes de que era muito bom para todos.

Bolsistas e extensionistas

Aline PassosAline dos Passos Silva
Período:
2017/1
Bio:
Sou estudante de Publicidade e Propaganda e já no primeiro período na FAESA recebi a oportunidade de participar da equipe do Faesa Digital como estagiária de audiovisual. Aqui eu tenho a oportunidade de aprender muito com os meus amigos de firma, adquirindo muitas experiências maravilhosas e me preparando para o mercado da área que estou cursando, além de um ambiente muito descontraído que possibilita maior fluidez para a criação.

Daniele CanholatoDaniele Canholato Fernandes
Período: 2017/1
Bio: Estudante de Jornalismo, tive minha primeira oportunidade de estágio no Faesa Digital e digo que foi uma oportunidade que me possibilitou crescer nas produções de texto e melhorou minha desenvoltura no contato com as pessoas. Amante do futebol, carrego no peito o amor pelo esporte e pelo Clube de Regatas do Flamengo.

João RamosJoão Vitor Ramos de Jesus
Período: 2017/1
Bio: Sou estudante do curso de Publicidade e Propaganda e estou atualmente no 4º período. No inicio do primeiro semestre tive a oportunidade de integrar a equipe do Faesa Digital e nesses  6 meses que estou aqui, muita experiência foi adquirida e trocada com os colegas. Atuo na área de de Direção de Arte, porém, também faço parte da criação de matérias e posts para as redes sociais. Sou apaixonado pelas redes sociais.

Juliana RamaldesJuliana Ramaldes
Período: 2017/1
Bio: Sou extencionista aqui no Faesa Digital e estudante do quarto período de Jornalismo. Eu escrevo para o site e o ambiente da nossa firma é maravilhoso, permite que nossa criatividade seja muito bem explorada nas matérias. Nosso coordenador, Felipe Tessarolo, nos dá muita liberdade para escolher os temas dos textos. Ele também é sempre muito apoiador quando trazemos ideias diferentes e um pouco mais desafiadoras. Basicamente, esse lugar é 10!!

Karolyne Paresqui Karolyne Paresqui
Período:
2017/1
Bio: Estou agora no quarto período de jornalismo e uma das minhas grandes preocupações quando comecei o curso era um estágio que me proporcionasse ter, ainda durante a faculdade, uma vivência maior dentro da área. Tentei a prova do Faesa Digital sem acreditar muito que iria passar, mas passei. Comecei o estágio interno e me encontrei neste lugar, temos a liberdade de produzir matérias sobre os assuntos gerais, os que gosto e os que achamos que precisam ser falados. Aproveitei o espaço para escrever textos de cunho social, com o apoio que o coordenador Felipe Tessarolo dá a todos, e isso é muito positivo também. Com certeza, será uma primeira experiência que levarei para todos os lugares que ainda poderei trabalhar.

Matheus MetzkerMatheus Metzker
Início: 
2017/2
Bio: Sou estudante de jornalismo, atualmente no segundo período. Iniciei como voluntário no primeiro semestre de 2017, sendo que em apenas uma semana vi que o clima descontraído proporcionado pelos colegas e o coordenador é excelente. É aprender em um lugar que te cativa e motiva. Hoje em dia, continuo como voluntário, reafirmando a cada dia meu gosto pelo mundo jornalístico e suas multiplataformas, fazendo matérias e indo sempre em frente.

Mikaelly GuedesMikaelly Liberato Guedes
Período: 2017/2
Bio: Capixaba, cristã e fotógrafa amadora que escolheu o jornalismo por amor. 2º período de Jornalismo, gosta de ler, escrever, fotografar e falar. Com 14 anos entrou num site onde a fotografia era envolvida na leitura (melinasouza.com). Hoje tem um instagram recheado de fotos, além de desenvolver e aguçar a cada dia a leitura e o conhecimento em outros mundos e histórias. A Faesa digital apareceu como uma oportunidade de crescimento na escrita, assuntos variados, além de agregar na bagagem cultural que pode influenciar ainda mais na carreira do jornalismo.

 

Já passaram por aqui

2017

Heytor GonçalvesHeytor Ferreira Gonçalves
Período: de março a junho de 2017
Bio: Aprendizado. No Faesa Digital, aprendi algo novo todo dia.
Me inscrevi para ser editor de vídeos no portal. Apaixonado pelo audiovisual, estudava em casa, mas o tempo que passei nessa redação me evoluiu drasticamente em poucos meses. Além da harmonia entre os integrantes, a liberdade criativa ajuda muito no desenvolvimento. Não raro, saia das aulas de jornalismo ansioso para finalizar algum projeto de vídeo na redação. Em pouco tempo fui chamado para estagiar no Gazeta Online. Hoje, caminho com um forte sentimento de realização profissional. Porém, mais importante que isso, o aprendizado que tive no Faesa Digital me permitiu colocar em prática meus vídeos pessoais, o que me traz uma realização artística ainda mais forte.

2016

Gabriela ValdetaroGabriela Valdetaro Vieira
Período:
de maio a outubro de 2016
Bio:
Sou estudante de jornalismo e logo no primeiro período tive a oportunidade de entrar no Faesa Digital. A experiência foi ótima e me proporcionou um grande aprendizado. Durante o período de estágio escrevia matérias para postar no site, produzia pautas, fazia postagens nas mídias sociais, como Facebook, Instagram e Snapchat, e também produzia ensaios fotográficos. Foi um período de muito crescimento, diversão, interação e conhecimento. Logo no início do curso tive contato com o texto jornalístico e o Faesa Digital me ajudou muito com a prática da escrita. Hoje, tenho mais facilidade para organizar e desenvolver meus textos e escrevo com mais agilidade. No momento, estou estagiando na agência Iá Comunicação, onde trabalho com assessoria de imprensa, e estou adorando a nova experiência. Sou muito grata pela oportunidade de ter passado um período no Faesa Digital, pois sei que lá aprendi muitas coisas que me servem como base para todos os novos desafios que surgem na minha caminhada.

Lorenzo FrancezLorenzo Francez
Período:
2016/2
Bio:
Estudante de Jornalismo, e minha fase no Faesa Digital escrevia matérias sobre a faculdade e assuntos relevantes para o público do portal. Fã de Blink 182, capitão do time Jornalide FC, um grande time, apreciador de bons livros, e amante de esportes. Atualmente estou estagiando no estúdio da TV Faesa.

Úrsula RibeiroÚrsula Ribeiro
Período: 2016/2
Bio: 
Minha passagem pelo Faesa Digital foi bem rápida, porém tempo suficiente para aprender muita coisa. Meu primeiro contato com uma redação jornalística, lá pude vivenciar a rotina e experiências de um repórter atuando em em campo.  Atualmente estou no 6° período e estagiando no TRE- Cojur como diagramadora.

 

Uzay Huan Rocha RodriguesUzay Huan Rocha Rodrigues
Período: março até setembro de 2016
Bio: Curso Jornalismo na Universidade, fiquei por 6 meses no Faesa Digital, há qual me garantiu uma experiência enorme. Fazia matérias para publicar no site, desenvolvia pauta com a ajuda do Felipe, coordenador, com orientação postava no site e fazia a divulgação. Foi um momento muito bom, onde pude sentir um pouco de como é em uma redação jornalística de fato, e claro que o coordenador, é um ser maravilhoso, prestativo, amável e sempre disposto a ajudar. Atualmente eu trabalho em uma empresa próximo a universidade mesmo, Sollo Brasil, como operadora de telemarketing que gosto muito também.

Wellington AnholettiWellington Anholetti
Período: agosto de 2016 a junho de 2017
Bio: Will ou tchutchuco, estudante de jornalismo, traça de livro e acha que sabe cantar. Fã de carteirinha da Pitty e vittarlover, não faz esportes, mas ama rir e nunca cala a boca. Passou em um piscar de olhos, vi gente indo e vindo, senti saudade (e sinto) e me alegrei. A família Faesa Digital não para de crescer. Me alegro em fazer parte dela. Atualmente sou estagiário da Rádio Espírito Santo e o Faesa Digital ajudou muito me preparando para esse ambiente de trabalho, com toda a correria e prazos.

2015

Luisa LangLuisa Lang
Período: 2015/2
Bio: Assim como a maioria dos meus colegas de profissão, tive meu primeiro estágio no querido Faesa Digital. A redação é apaixonante e acolhedora. Comecei meus primeiros passos com o coordenador Paulo Soldatelli, que sempre foi muito atencioso e didático. Na época do Paulo, fazíamos um programa de rádio pra lá de bacana, onde escrevíamos os roteiros, gravávamos e depois vinha a edição. A experiência não parava por aí, além de escrever as matérias rotineiras nós íamos a alguns eventos e exposições.
Recordo-me quando participei da exposição do artista Vik Muniz com meu amigo Vinícius Lodi, foi gratificante.
Passei por lá em um período de transição, logo depois veio o Tessarolo. Ele com seu jeito todo despojado e responsável deixava com que nós deixássemos a imaginação fluir e consequentemente as ideias de pauta. Na época do Tessa eu já tinha mais intimidade com os textos e acabei ajudando mais a galera a pegar o ritmo da parada.
Hoje estou estagiando na empresa Iá Comunicação.
Faesa Digital foi, com certeza, um crescimento pra mim ❤

Marcela CotaMarcela Cota
Período:
 2015/1
Bio: Foi no Faesa Digital que tive a minha primeira experiência de estágio. Cheia de entusiasmo, comecei o estágio no meu primeiro período do curso. O Faesa Digital me proporcionou os primeiros contatos com a profissão, fazendo texto, fotos, ensaios fotográficos para o portal online. Além disso participava da produção dos programas de rádio. Fiquei durante um ano no estágio e graças a bagagem que conquistei no Faesa Digital, tive a chance de começar estagiar na Rádio Espírito Santo e atualmente na assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça. Em resumo, o que sinto é gratidão pela oportunidade no Faesa Digital.

Vinicius LodiVinícius Lodi
Período:
 2015
Bio: Sou um cidadão colatinense que se considera guitarrista de quarto, apreciador do bom e velho rock n’ roll e apaixonado por futebol, que é muito mais do que 22 pessoas correndo atrás de uma bola. Sob orientação do professor mais supimpa da Faesa, Paulo Soldatelli, no Faesa Digital fiz as minhas primeiras entrevistas, os primeiros textos, fotografias e as primeiras gravações de programas radiofônicos, nas quais eu tenho um ‘certo’ carinho. Depois passei pela TV Faesa e participei de projetos de extensão da faculdade. Atualmente faço do projeto Portal Cinco e estou estagiando na Rádio CBN Vitória. Grato por tudo!

2014

Isadora HunkaIsadora Colombo Hunka
Período:
2014/01
Bio:
Entrei no Faesa Digital como voluntária logo nas primeiras semanas do primeiro período do curso de Jornalismo. Uau, que oportunidade! Estava dentro de um universo que eu só imaginava até aquele momento e passei a vivenciar. Ali produzi pautas, reportagens, vídeos, programas de rádio, posts para redes sociais, fiz a cobertura de diversos eventos culturais e da cena noturna capixaba, troquei experiência com muitos profissionais da área nesses momentos externos e pude aprender além da sala de aula. Também coloquei em prática o conteúdo que era ministrado nas aulas, uma via de mão dupla. O Faesa Digital, sem dúvida, foi à esteira que me levou ao meu estágio seguinte. No final do 2º período tive uma nova oportunidade e segui para um novo desafio: integrar a equipe do programa Em Movimento da TV Gazeta/ES como estagiária de produção. Lá fiquei por dois anos. No final de 2016 mais uma oportunidade incrível, passei a fazer parte como estagiária de uma empresa de marketing digital completamente diferenciada do mercado, a Full Ideias. Lá, depois de três meses de estágio fui efetivada. Hoje faço parte do time da Full integrando a equipe responsável por toda parte de conteúdo da empresa. Nessa minha jornada até aqui, posso afirmar que todas as vivências proporcionadas por fazer parte do Faesa Digital são responsáveis por cada degrau alcançado!

Larissa Agnez de OliveiraLarissa Agnez de Oliveira
Período: 2014/1
Bio: Escola é a palavra que descreve o que o Faesa Digital representou para mim. Em Fevereiro de 2014 iniciei o meu tão sonhado curso de Jornalismo na Faesa. Em março, tive a oportunidade de fazer o estágio voluntário no Faesa Digital. Oportunidade a qual me permitiu vivenciar parte desse mundo jornalístico e garantir que minha escolha de profissão estava certa. Eram quatro horas de segunda a sexta totalmente produtivas. Confeccionava releases e post para site e Facebook, elaborava pautas para o Programa de Rádio “Além do Horário” (na época tinha como parceiros Isadora Hunka, Daniel Alencastre e Gabriel Soldatelli), além das pautas realizava entrevistas com bandas capixabas e coberturas fotográficas em shows locais. Atividades as quais eu mais gostava de fazer! Atuei durante sete meses no Faesa Digital, pois tive a oportunidade de estagiar na Assessoria de Comunicação do Sebrae ES. Mas, certamente o aprendizado que o Faesa Digital possibilita aos alunos que recém iniciaram o curso é de total importância porque além do trabalho na área da comunicação desenvolvido, possibilita a interação com outras pessoas, estimula a criatividade o senso de responsabilidade. Hoje, eu atuo na área de Marketing e Comunicação da Partner RH Soluções Empresariais e sou responsável por toda a comunicação da empresa. Mas, ao lembrar o Faesa Digital gratidão é uma palavra que expressa o sentimento que tenho por essa escola!

2012

Gabriela AlmeidaGabriela Almeida
Período: 2012/1
Bio: O Faesa Digital foi meu primeiro estágio na área do jornalismo. O processo seletivo aconteceu logo no começo da faculdade (primeiro período) e ainda lembro da minha alegria quando recebi a ligação do professor Hésio Pessali chamando para assumir a vaga. Neta e filha de jornalistas, entrei na faculdade apaixonada pela ideia de escrever e o que recebi foi muito mais do que a oportunidade de produzir matérias. Foi no laboratório que melhorei e adequei meu texto, exercitei a fotografia, foi onde conheci pessoas incríveis e também partiu do professor Hésio a indicação para um primeiro e ótimo estágio fora da faculdade! Passei por assessoria de comunicação e também pela Rede Gazeta e atualmente estudo para me tornar professora de Língua Portuguesa. Todo amor pela escrita, que me acompanha desde a infância, foi enriquecido e aquecido neste laboratório de criatividade, dedicação e incentivo.

Thaís ToniniThaís Tonini
Período: 2012/1
Bio: Foi no Faesa Digital que tive meu primeiro estágio. Vivi um período de muitas descobertas e decisões, junto ao meu querido e eterno chefe Hésio Pessali. Foi lá que conheci histórias e vivenciei o dia a dia de um repórter. Uma experiência que não durou muito tempo, mas que me fez aprender e sempre ter como base, tudo o que lá vivi. Já formada atuei como assessora de comunicação da Prefeitura de Aracruz e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag). Atualmente sou assessora de comunicação do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

2011

17492976_10203181102246361_4614619562077488564_o.jpgBeatriz Marcarini
Período: março 2011/ setembro 2011
Bio: Comecei no Faesa Digital no meu primeiro período de faculdade, com o desafio de produzir pautas, fazer entrevistas e escrever matérias. Foi aqui que eu comecei a ter as primeiras noções sobre webjornalismo. Essa, aliás, é minha principal área interesse até hoje… Depois do site, passei por um estágio na Mitra de Vitória e, em 2012, entrei como estagiária na Rede Gazeta. Lá, passei pela comunicação empresarial, Gazeta Online, Prazer&Cia, Cidades e hoje sou titular da coluna Dona Encrenca.

Leonardo Rodrigues Faesa DigitalLeonardo Rodrigues Ferreira
Período: 
maio 2011 / abril de 2013
Bio: Tive a honra de realizar o primeiro estágio da vida nesta casa maravilhosa. Minha missão era apresentar o Programa Minuto Bola, um podcast esportivo com foco para o futebol brasileiro. Hoje já estou formado em jornalismo, pela Faesa, e carrego comigo recordações e experiências super positivas deste período! Meu abraço ao querido Hésio Pessali, coordenador; aos colegas de programa Vitor Junquilho, Daniel Romanelli e Lorena Garcia, Pedro Maiolli, e aos editores Arnaldo Tavares e Monique Cristina.

Lorena Garcia

Lorena Trenta Garcia
Bio: Trabalhou no programa Minuto Bola em 2011. Adquiriu experiência na Rádio Tropical e no jornal online Folha Vitória. Fanática por esporte, vascaína por amor. Gosta de leitura e ama documentários sobre segurança.

 

 

 

Samsara EstevesSamsara Esteves
Período:
 de 2011/1 a 2012/1
Bio: Jornalista, pós graduanda em Gestão Estratégica de Mídias Sociais e Consultora de Imagem. Taurina (talvez isso possa dizer algo sobre ela), gosta de moda, estilo, Netflix e todo universo de filmes e séries que há. Ela acredita que o período que estagiou no Faesa Digital foi um dos mais ricos em aprendizagem jornalística ao longo dos quatro anos de faculdade e que Hésio Pessali contribuiu imensamente para a sua formação.

2010

Danielli SaquettoDanielli Saquetto
Período: 2010/2 e 2011
Bio: Minha passagem pelo Faesa Digital foi no início da Faculdade, ainda em 2010, sob a chefia do grande jornalista e professor Hésio Pessali, com quem aprendi a base de tudo. Em outubro de 2011 eu deixei a equipe para estagiar no Gazeta Online, onde hoje desempenho a função de social media e repórter.

 

Flávio CarvalhoFlavio Carvalho
Período: 
2010/1
Bio: O Faesa Digital foi onde tive minha primeira oportunidade de estágio ainda no primeiro período do curso, em 2010, quando eu era apenas um jovem que sonhava escrever sobre cultura para um grande veículo. Fiquei no portal durante um ano e três meses e foi nele que tive minha primeira experiência como repórter e fotógrafo. Sob a coordenação de Hesio Pessali, aprendi na prática o que é a profissão jornalista e que nenhum sonho é impossível. Em 2017, completo cinco anos de redação, sendo pouco mais de três deles dedicados à editoria de Cultura do jornal A Tribuna, da qual faço parte atualmente. Também sou um dos fundadores do blog de entretenimento Temperopop.

 

Natália Fachetti BongiovaniNatália Fachetti Bongiovani
Período: 2010/1
Bio: Eu estava cursando o terceiro período de Jornalismo quando passei a integrar a equipe do Faesa Digital, meu primeiro estágio. Sob a orientação do professor Hésio Pessali, pude colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula, entrevistando, fotografando e redigindo notícias. Após passar pelo Faesa Digital, estagiei no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal de Justiça, onde mais tarde trabalhei na Assessoria de Imprensa. Também fui repórter da editoria de política do jornal A Gazeta. Viciada em The Sims e fanática por literatura, atualmente escrevo minha primeira ficção.

Tatiana Matias de MouraTatiana Matias de Moura
Período: 
2010
Bio: No Faesa Digital tive a oportunidade de colocar em prática o que aprendia na sala de aula, sugeria pautas e fazia matérias, fotos raramente, fotografar nunca foi meu forte, hehe. Em 2011 deixei o FD rumo à Rádio Espírito Santo, onde estagiei dois anos. De lá fui para o CTA Meio Ambiente, onde tive uma experiência de um ano em assessoria de comunicação. Fiz o curso de residência da Rede Gazeta em 2014 e atualmente trabalho no jornal A Gazeta, onde estou repórter de Cidades, também passei pela editoria Vida. Em algumas ocasiões escrevo para a Revista AG. Gosto de contar histórias de vida e fico mega feliz quando uma matéria minha surte efeito positivo na vida de alguém. Uma paixão: moda, penso em me especializar no assunto. Outra paixão: minorias, principalmente negros, amo tratar tudo que envolve o assunto.

2009

Danilo Ribeiro MeirellesDanilo Ribeiro Meirelles
Período:
agosto de 2009 a outubro de 2010.
Bio: O Faesa Digital foi meu primeiro estágio e contato com a reportagem de rua. Aprendi a importância de um bom texto e de uma boa apuração. Junto com dois colegas, durante a Copa do Mundo de 2010 tiramos do papel o podcast esportivo Minuto Bola, que durou até depois da nossa saída. 2017 é o meu sétimo ano de Gazeta Online, onde ganhei prêmios de reportagem, tive a oportunidade de desenvolver um núcleo de vídeo e agora coordeno a área de redes sociais, ao lado de outra ex-Faesa Digital.

2008

Flávia VarelaFlávia Varela
Período:
2008/1
Bio: 
Fiz parte da primeira equipe do Faesa Digital, uma época muito boa, sobretudo de descobertas jornalísticas. Foram os primeiros passos na área, o primeiro contato com a plataforma web e o meu primeiro sim. Lembro como se fosse hoje: eu subindo as três rampas da Faesa – ah como aquelas rampas eram intermináveis – levando comigo a expectativa, a ansiedade, a esperança, vários sonhos e a vontade de começar, começar a fazer jornalismo. Depois, veio a prova, em seguida, o resultado e o elogio do conceituado professor Hélvio Pessali. Na ocasião, ele disse que já tinha texto pronto. Envaidecida e feliz, este direcionamento foi um impulso para saber que estava no caminho certo. Hoje, atuo como assessora de Imprensa/Comunicação, com trabalhos realizados, principalmente, nas áreas de educação, política e saúde.