Estúdio de Fotografia

O laboratório de fotografia da Faesa é uma alternativa para os alunos de comunicação social compreenderem, de forma prática, como produzir fotografias para as disciplinas do curso (principalmente Fotojornalismo I e IIFotografia Publicitária I e II), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Projetos de Extensão etc. O laboratório também é disponibilizado para atendimento extraclasse, quando utilizado para desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, desde que os alunos já tenham cursado estas disciplinas.

A professora e fotógrafa Zanete Dadalto conta que a Faesa é uma das melhores instituições do Brasil, no que diz respeito aos equipamentos e estúdio para praticar o que é visto em sala de aula. “Não tem como dar aula de fotografia sem acesso a um estúdio que se possa praticar, principalmente para fotografia publicitária. Nesse ponto, é uma (Faesa) das melhores do Brasil com equipamentos e estúdio para os alunos exercitarem”, afirma a professora. O espaço também é usado para as atividades relacionadas aos cursos de extensão, abertos a comunidade em geral.

camerafotografia.JPG

O elemento principal para as produções: a câmera / Foto: João Vitor Gomes

O estúdio atende, principalmente, aos alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, podendo ser utilizado em horários livres por alunos que já tenham cursado a disciplina e queiram usar o estúdio para desenvolver trabalhos de outras matérias, desde que apresente o projeto e encaminhe a solicitação para ser assinada pelo professor da disciplina.

O aluno está fazendo Direção de Arte e precisa de uma fotografia, ele vem aqui e faz. Outro aluno está fazendo uma peça para algum concurso, ele pode usar o estúdio desde que apresente uma proposta e tenha feito as disciplinas de fotojornalismo e foto publicitária”, conta a professora Zanete ao Faesa Digital.

Estrutura e equipamentos

Para Michele Alves, técnica do laboratório de rádio e TV, a estrutura do estúdio de fotografia é comparada a de um estúdio profissional. “Não tem nada nos estúdios lá fora que não tenha aqui. O aluno tem todo o suporte e já sai preparado para trabalhar nessa área.”

_DSC0026Fotos.JPG

Michelle Alves  / Foto: João Vitor Gomes

É extensa a lista de equipamentos disponibilizados para alunos, entre eles estão a luz artificial, difusor, rebatedor, bloqueador, flash embutido, fotômetro de mão, geradores de potência, softbox, sombrinha, refletor parabólico e barn-door. O manuseio desses equipamentos é ensinado aos alunos na produção das fotografias e atividades.

Alunos de comunicação

Os alunos consideram importante a existência dos laboratórios para agregar o conhecimento, tanto como estudante quanto futuro profissional de comunicação. O aluno João Paulo Côco, do terceiro período de Jornalismo diz que “Os laboratórios, como o de TV e o de Rádio, entre outros que a faculdade oferece aos alunos, são muito importante para nós quando percebemos que as atividades nos fazem simular uma produção jornalística ou publicitária. É muito bom se sentir numa realidade próxima do que almejamos como profissão. Os profissionais que nos auxiliam també fazem toda a diferença.”

É extensa a lista de equipamentos disponibilizados para alunos, entre eles estão a luz artificial, difusor, rebatedor, bloqueador, flash embutido, fotômetro de mão, geradores de potência, softbox, sombrinha, refletor parabólico e barn-door. O manuseio desses equipamentos é ensinado aos alunos na produção das fotografias e atividades.

Alunos de comunicação

Os alunos consideram importante a existência dos laboratórios para agregar o conhecimento, tanto como estudante quanto futuro profissional de comunicação. O aluno João Paulo Côco, do terceiro período de Jornalismo diz que “Os laboratórios, como o de TV e o de Rádio, entre outros que a faculdade oferece aos alunos, são muito importante para nós quando percebemos que as atividades nos fazem simular uma produção jornalística ou publicitária. É muito bom se sentir numa realidade próxima do que almejamos como profissão. Os profissionais que nos auxiliam também fazem toda a diferença.”