O curso de Comunicação Social da Faesa conta com um grupo focado em criatividade. O Núcleo de Criatividade Digital (NCD) surgiu em 2014 como uma resposta a demanda do curso de publicidade e propaganda por projetos de pesquisa. O coordenador do NCD é o professor Felipe Tessarolo que junto a professora Marilene Mattos, na época, coordenadora do curso de Comunicação Social, escreveram e encaminharam a proposta para o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Cultura (NUPEC).
A proposta do NCD é refletir sobre as teorias da cibercultura, cultura da convergência e outros temas abordados na disciplina de Estudos Contemporâneos da Publicidade. O grupo foca suas análises na influência dessas teorias no mercado da comunicação, do entretenimento e dos produtos que consumimos. O professor Felipe Tessarolo diz que a ideia é “olhar a sociedade pelo viés da cibercultura”.
O NCD possui três frentes de trabalho, a parte de criação, os textos do blog e as produções cientificas destinadas a participação em congressos da área de comunicação, tudo isso relacionado ao que os alunos estudam em sala de aula. A proposta é aproximar o aluno da realidade do mercado, praticando no Núcleo de Criatividade Digital aquilo que é visto em sala de aula. Além disso, essas produções contribuem para o desenvolvimento do portfólio dos participantes. A ideia, além de gerar conhecimento, é preparar os alunos para o mercado de trabalho, além de ajudar o estudante que tem interesse pela carreira acadêmica com a produção de artigos e outras atividades relacionadas a pesquisa.

Os alunos participam desenvolvendo textos, artes e campanhas para as diferentes redes sociais do projeto. Para o blog eles desenvolvem um texto, pesquisando artigos e informações que possam fundamentar os assuntos discutidos ali. No facebook , são explorados notícias e novidades do cotidiano do mundo da comunicação, do entretenimento e da tecnologia. Além dos textos, os alunos desenvolvem capas para as postagens, tanto do blog quanto do facebook.
Abaixo temos um exemplo de chamada no facebook para o texto no blog.
Amadurecimento do NCD
A cada ano percebe-se que o desenvolvimento do NCD, em 2014 o projeto contava com 5 integrantes e atualmente o grupo está composto por 23 alunos. Luciano de Oliveira (último a direita na foto), discente do sexto período de publicidade e propaganda, começou como designer e atualmente exerce a função de diretor de arte. “Minha expectativa é tentar viver a experiência da rotina de uma agência e o NCD está me proporcionando essa vivência”, relata Luciano.

Cristiane Rubim é do 6º período de publicidade e está no NCD desde que ele foi criado. Ela entrou como voluntária, com o desenvolvimento do projeto, ela acabou ganhando uma bolsa de pesquisa e atualmente coordena a parte de correção dos conteúdos produzidos. A aluna ainda relata como fez para ter uma maior facilidade nas produções de textos do NCD.
“Participar do NCD é uma oportunidade muito grande para crescer dentro do curso, produzir academicamente e se destacar na profissão. O ambiente é muito agradável e bastante colaborativo”, conta Cristiane.
Serviço:
O NCD é aberto para os alunos de Comunicação Social da Faesa.
Dias/Horário: Segunda a Quinta de 13:00 às 18:00
Local: NAT, laboratório 1.