Resumo: As câmeras de videomonitoramento, amplamente espalhadas pelas cidades gerando imagens com a finalidade de segurança urbana, têm realizado uma quantidade de imagens; que passaram a servir, de acordo com o critério de notícia que possuam material para os telejornais. O estudo aqui apresentado se propõe a analisar a mudança de território comunicacional desses vídeos que em sua origem não possuem a finalidade jornalística, para isso serão verificado os critérios de noticiabilidade que existem na utilização das imagens desses dispositivos. Refletiremos sobre a relação entre inovação e empobrecimento na produção de imagens para os telejornais. Nosso recorte será o ESTV 1ª edição da TV Gazeta, afiliada da TV Globo no Espírito Santo.
Palavras-chave: Câmera de videomonitoramento; Telejornalismo; Reterritorialização das Imagens de Segurança; Reportagem de televisão.
Congresso Intercom Nacional 2018
Autores: Rafael Paes Henriques e William de Oliveira.
Veja o artigo aqui – Reterritorialização das Imagens de Vídeo Monitoramento – da Segurança às Reportagens do Telejornal ESTV 1ª Edição