Sobre Nós

O projeto Faesa Digital começou em 2008, com a proposta de ser um portal para as produções dos alunos do curso de Comunicação, tanto em vídeo, quanto em fotografia e em rádio. Assim como todo produto, o Faesa Digital se ajustou com o passar do tempo, e passou a ser um veículo de produção jornalística para as mídias digitais.

Uma das propostas do projeto é que ele dê vazão à produção feita em sala de aula, atuando em sinergia com o colegiado do curso de Comunicação Social. Ele consegue atender também ao aluno que não tem um vínculo com o portal, mas quer postar seus textos, fotos e vídeos. E é também uma prática para os estudantes poderem ter um estágio dentro de um veículo desde cedo. O Faesa Digital é um laboratório dentro do curso.

Ser-repórter-15

A equipe de repórteres do Faesa Digital é composta por alunos, estagiários e extensionistas. Para o primeiro coordenador do Faesa Digital, professor Hesio Pessali, o estágio durante o curso é um fator decisivo para consolidar a definição profissional: “Mais ainda quando se exerce, mesmo que num ritmo mais brando, uma atividade externa como a de repórter, que é o que nossos estagiários fazem”.

Ao longo dos anos fomos evoluindo o nosso portal. A penúltima versão vocês podem conferir abaixo.

Captura de Tela 2017-04-12 às 13.47.00

Layout do Faesa Digital antes da reformulação do projeto

O Coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Paulo Soldatelli relata um pouco da sua experiência a frente do Faesa Digital:

Eu tive a oportunidade e o prazer de estar à frente do Faesa Digital nos últimos três anos (2014-2016), foi um bom desafio que tive pela frente, porque o Hesio Pessali foi meu professor nos tempos de aluno, então substituir um professor é sempre um desafio. O Faesa Digital é um espaço onde o aluno descobre muita coisa no sentido de ter certeza do que quer ou não fazer e ele acaba tendo várias oportunidades da prática jornalística, mas num ritmo mais tranquilo, sem exigir uma cobrança do aluno em produzir a todo custo, porque não está em jogo a questão do lucro do mercado e sim criar um ambiente com muito companheirismo contribuindo uns com os outros.

Com a ida do Professor Paulo Soldatelli para a coordenação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o projeto passou a ser coordenado pelo professor Felipe Tessarolo. Compreender as novas mídias e suas influências na prática e no consumo de produtos jornalísticos é um dos desafios do Faesa Digital. Para isso, pensou-se numa equipe multidisciplinar, com os alunos atuando em diferentes frentes de trabalho.

Atualmente a equipe é composta por 6 estagiários, sendo que eles se especializam em diferentes áreas de atuação, a saber: Texto, Fotografia, Vídeo e Direção de Arte.

Acompanhe também o nosso trabalho nas redes sociais:

http://instagram.com/faesadigital

https://www.facebook.com/faesadigi