TV Faesa

Tudo o que rola pelos corredores do Centro Universitário Faesa tem espaço cativo na TV Faesa. Aos 18 aninhos, o laboratório de telejornalismo comemora ser o mais antigo em operação no Espírito Santo. Pioneiríssima!

tvfaesa2

Já são mais de mil horas de programação captada, editada, transmitida e publicada em diversas plataformas, como o YouTube. Tudo produzido pelos mais de 500 alunos que já passaram pelo núcleo para aprender sobre telejornalismo botando a mão na massa.

Nostálgica, a TV Faesa ainda guarda todas as fitas cassete da adolescência. Mas ela também é esperta: todo o conteúdo está indo para os computadores. Nada de perder aquele programa amorzinho de 2004. Mais de 40% do acervo já está digitalizado e isso não é pouca coisa: 300 horas, 400 gigas de arquivos, 150 programas!

E sabe o que é melhor? Ela é de todos. “A TV Faesa é a voz, os olhos e os ouvidos de toda a comunidade universitária. Não é uma TV da comunicação, mas sim de toda a Faesa e de seus mais de 12 mil alunos”, enfatiza o coordenador do laboratório, William de Oliveira.

tvfaesa3

O professor William de Oliveira coordena a equipe da TV Faesa em mais uma pauta. / Foto: João Vitor Gomes

São 5 programas na grade:

tvfaesa5

Concentra na edição! / Foto: João Vitor Gomes

– o mais antigo, “Na Garagem”, que fala de música e apresenta artistas que estão surgindo;

“Universo Faesa”, que é o telejornal que noticia tudo o que acontece no Centro Universitário;

– o “Em Debate”, que é espaço de discussão de temas polêmicos como corrupção, violência de gênero, homofobia e maioridade penal;

“Bitola”, que comenta cinema num bate papo sobre obras;

– e o caçula, “Coleta legal”, que fala sobre meio ambiente, coleta seletiva, ecologia, e boas práticas ambientais.

Hoje apenas na web, a TV Faesa se prepara para voltar ‘pleníssima’ às telinhas em breve, por meio de uma parceria com a TV Sim. Com a ajuda de um núcleo de publicidade integrado à sua equipe para cuidar da divulgação de sua programação, o laboratório de telejornalismo promete entrar em 2017 pocando, como nós capixabas costumamos dizer.

tvfaesa4

Equipe 2017 da TV Faesa posa para as lentes do Faesa Digital. LINDOOOOS! / Foto: João Vitor Gomes